Mazda com novo eléctrico no Salão de Tóquio
Reconhecida pela sua capacidade de inovação no domínio dos motores de combustão, a Mazda prepara-se, agora, para apresentar o seu primeiro automóvel de propulsão exclusivamente eléctrica, o qual estará à venda no mercado durante o ano de 2020. Ainda sem designação comercial conhecida, a sua estreia em público deverá ocorrer já no final de Outubro, no Salão de Tóquio, e se a motorização destinada a animá-lo está, há já algum tempo, a ser estada num CX-30, a marca de Hiroshima faz saber que o automóvel em questão será um modelo completamente novo.
Nos referidos protótipos, em que o SUV compacto da Mazda tem servido para os testes de desenvolvimento da motorização deste novo modelo, o motor eléctrico de 142 cv e 265 Nm é alimentado por uma bateria com 35,5 kWh de capacidade. Tudo apontando para que, na versão de produção, venham a existir duas opções: uma totalmente eléctrica, e outra com um motor de combustão, em princípio do tipo Wankel, com pistão rotativo, a funcionar enquanto extensor de autonomia, por forma a permitir impor o modelo em mercados em que as distâncias normalmente percorridas pelos utilizadores são mais longas, como é o caso da América do Norte.
De referir, ainda, que este é um projecto desenvolvido internamente, na íntegra, pela própria Mazda. Ou seja, separado do trabalho de desenvolvimento conjunto de automóveis eléctricos, levado a cabo ao abrigo do consórcio formado para o efeito, em 2017, pela Mazda, Toyota, Subaru, Suzuki e Denso.