Mazda3 já disponível em versão Diesel
Modelo fundamental para que o construtor japonês regresse, em Portuugal, aos seus melhores registos de vendas, e alcance a sua meta de conquistar 2% de quota de mercado em Portugal, o Mazda3 está, finalmente, em condições de contribuir em pleno para este desiderato, graças à chegada à gama do motor 1.5 turbodiesel de 105 cv, oportunidade que a Mazda aproveitou também para lançar entre nós a carroçaria de três volumes e quatro portas do seu familiar compacto, denominada CS (acrónimo de Coupe Style). Mais uma vez apostando na tecnologia Skyactiv, o motor Diesel de 1499 cc conta com um turbocompressor de ge0metria variável e com uma taxa de compressão invulgarmente baixa (14,8:1), disponibilizando 105 cv/4000 rpm e um binário máximo de 270 Nm, constante entre as 1600 rpm e as 2500 rpm.
Assumindo-se como um dos mais leves modelos da sua categoria (1265 kg em vazio), o novo Mazda3 Skyactiv-D 1.5, quando equipado com caixa manual de seis velocidades, anuncia 11,0 segundos nos 0-100 km/h, 185 km/h de velocidade máxima e um consumo combinado de 3,8 l/100 km, correspondente a emissões de CO2 de 99 g/km. Já quando dotado de caixa automática de seis relações (disponível no mercado luso apenas na carroçaria hatchback de cinco portas e com o motor a gasóleo), os valores anunciados passam a ser de 11,6 segundos, 181 km/h, 4,4 l/100 e 114 g/km.
Comercialmente, o novo Mazda3 Skyactiv-D 1.5 está disponível nos níveis de equipamento Evolve e Excellence. O primeiro proposto inclui já, de série, elementos como as jantes em liga de 16”; faróis de nevoeiro; retrovisores exteriores rebatíveis electrimante; retrovisor interior electrocromático; cruise-control com limitador de velocidade; ar condicionado automático bizona; Bluetooth; e sistema de travagem de emergência em cidade, entre outros. Opcionalmente, estão disponíveis o Pack Navi (sistema de navegação) e o Pack High Safety (sensores de estacionamento traseiros; sensores de luminosidade e chuva; faróis bi-Xénon; luzes diurnas poe LED; e vidros traseiros escurecidos).
Já o nível Excellence adiciona ao acima descrito jantes de 18”; sensores de luz e chuva; bancos dianteiros aquecidos; chave inteligente; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; sistema de áudio Bose; sistema de monitorização de veículos pela traseira; e head-up display. Entre os opcionais encontram-se o Pack Navi, o Pack High Technology (assitente de máximos, faróis dianteiros adaptativos, alerta de saída de faixa de rodagem e cruise-control com radar) e o Pack Leather (estofos em pele e banco do condutor eléctrico).
Os preços são iguais para ambas as variantes de carroçaria, iniciando-se nos €24 364 para o Mazda3 Skyactiv-D 1.5 Evolve, e nos €26 954 para a variante Excellence. De salientar que, como, historicamente, têm sido as versões mais equipadas aquelas que melhor aceitação têm garantido aos modelos da marca em Portugal nesta classe, a grande aposta da Mazda entre nós vai mesmo para o Mazda3 Skyactiv-D 1.5 Excellence. As novas versões Diesel e CS do Mazda3 estarão à venda entre nos dentro de poucos dias.