Mazzanti Evantra Millecavalli: o nome diz tudo
Em 2002, Luca Mazzanti, especialista em design e construção de supercarros, e Walter Faralli, especializado no restauro de automóveis, decidiram criar a sua própria marca de automóveis (a Faralli & Mazzanti – F&M Auto). Focada no restauro, lançou o seu primeiro e único modelo, o Antas, em 2005: um automóvel de pendor desportivo, mecânica derivada de um Maserati dos anos de 1960 e design clássico.
Chegado o ano de 2010, os dois sócios decidiram seguir caminhos independentes, focados nas áreas de especialização de cada qual, o que deu origem à Mazzanti Automobili, que no ano seguinte dava a conhecer a sua primeira criação. De seu nome Evantra, é um superdesportivo com châssis em aço cromo-molibdnénio, linhas extremamente agressivas, motor 7.0-V8 de 751 cv e prestações a condizer. Tem sido produzido a uma cadência de somente cinco unidades/ano, e é totalmente personalizável ao gosto do seu destinatário.
Mas Luca Mazzanti aspirava chegar mais longe, e decidiu criar uma versão ainda mais radical do Evantra, sugestivamente denominada Evantra Millecavalli (em italiano,mil cavalos). Tem como principal elemento de destaque o novo novo motor 7.2-V8, com nada menos de 1000 cv e um binário máximo de 1200 Nm, assim justificando o seu nome. Mas dos seus atributos fazem ainda parte a caixa sequencial de seis velocidades especialmente criada para o efeito; o peso de 1300 kg; e os travões carbono-cerâmicos desenvolvidos propositadamente para a marca italiana,
Mercê destas características, o Evantra Millecavalli, e como seria de esperar, impressiona também pelas suas prestações: 2,7 segundos são os necessários para cumprir os 0-100 km/h, a velocidade máxima é de 402 km/h, e a imobilização a partir dos 300 km/h não demora mais do que sete segundos. A estreia em público deste hiperdesportivo está marcada já para amanhã, no Salão de Turim (que tem portas abertas até 12 de Junho), ainda enquanto protótipo. Mas a Mazzanti já anunciou que o seu programa de testes de desenvolvimento está praticamente definido, e que três clientes asseguraram já a compra de outras tantas unidades do modelo, algo que foi determinante para garantir o avanço do projecto.
A Mazzanti tem por objectivo produzir 25 exemplares do Evantra Millecavalli num prazo de cinco anos, sendo cada unidade totalmente personalizável segundo as preferências do seu proprietário, e de fabrico integralmente artesanal. O preço não foi anunciado, mas seguramente estará de acordo com o estatuto que o Evantra Millecavalli passa a ostentar: o do automóvel mais potente de sempre entre os produzidos em Itália e autorizados a circular na via pública.