Mercedes-AMG com três novas propostas na inédita “Série 53”
O Salão de Detroit foi aproveitado pela divisão desportiva da marca da estrela para revelar as suas mais recentes criações, três modelos que inauguram, ainda, uma nova “série” na Mercedes-AMG, identificada pela sigla “53”: CLS 53 4MATIC+, E 53 4Matic+ Coupé e E 53 4Matic+ Cabrio. Comuns a todos eles, em termos de estilo, a grelha frontal até aqui reservada ao modelos com motor V8, as saias laterais específicas, o difusor traseiro, os retrovisores exteriores montados nas portas (como nos modelos AMG GT), as ponteiras de escape redondas com acabamento cromado de alto brilho e as jantes de 19” aerodinamicamente optimizadas (de 20” em opção).
O interior conta com visualizações especificas quando se opta pelo painel de instrumentos digital totalmente configurável com 12,3”, bancos desportivos (integrais nos E Coupé e E Cabrio), cintos de segurança vermelhos, aplicações em carbono ou fibra de vidro, novo volante AMG Performance em pele (personalizável através de inserções em madeira de piano lacada ou microfibra Dinamica na zona da pega) e um leque de opções não disponíveis para os modelos que integram a série “43”. O CLS 53 4Matic+ estará, ainda, disponivel numa série especial de lançamento Edition 1, marcada por diversos elementos em cor de cobre (costuras contrastantes dos bancos, painel de instrumentos, apoio de braços e painéis das portas revestidos a pele preta; e também nas aplicações em fibra de carbono na consola central e outros pontos do habitáculo), pelo volante Performance com emblema Edition, pela iluminação ambiente com 64 cores, pelos pacotes Memórias e Espelhos e pelo exclusivo relógio analógico IWC.
Mas é, como sempre quando se trata de desportivos, a mecânica aquilo que mais interessa nos novos Mercedes-AMG “53”. Todos sendo animados por um seis cilindros em linha a gasolina de 3,0 litros com dupla sobrealimentação (através de um turbocompressor e de um compressor eléctrico auxiliar), dotado ainda de um motor eléctrico EQ (que funciona como alternador e motor de arranque, e tem ainda por missão alimentar o sistema eléctrico de 48 Volt) instalado entre o motor e a transmissão, capaz de oferecer, momentaneamente, 22 cv e 250 Nm adicionais, para um rendimento de 435 cv e 520 Nm e uma resposta imediata às solicitações do acelerador.
Valores que permitem aos novos CLS 53 4MATIC+, E 53 4Matic+ Coupé e E 53 4Matic+ Cabrio alcançar 250 km/h de velocidade máxima (270 km/h com o opcional Driver’s Package) cumprir os 0-100 km/h em 4,5 segundos (4,4 segundos no caso do coupé) e anunciar um consumo combinado de 8,4 l/100 km. A caixa pilotada de nove relações AMG Speedshift TCT 9G, o sistema de tracção integral AMG Performance 4MATIC+ e a suspensão pneumática AMG Ride Control+, com uma afinação particularmente desportiva e controlo variável do amortecimento ADS+ (oferece os modos Comfort, Sport e +Sport+)+, são, por seu turno, argumentos que se juntam ao camber mais negativo dos dois eixos para garantir um comportamento dinâmico que se anuncia como de referência.
Referência, ainda, para o sistema de travagem, com discos perfurados e ventilados de 370 mm e pinças fixas de quatro pistões na frente, e discos ventilados de 360 mm com pinças flutuantes de pistão único atrás. E para a disponibilização dos mais recentes sistemas de assistência à condução estreados pelo Classe S. A chegada a Portugal está marcada para Julho, no caso do CLS 53 4MATIC+, e para Outubro no que diz respeito aos E 53 4Matic+ Coupé e E 53 4Matic+ Cabrio.