Mercedes AMG GT Roadster em Paris com versão inédita
Está confirmada a apresentação mundial, dentro de duas semanas, no Salão de Paris, das duas variantes do novo AMG GT Roadster. Uma delas inédita, a AMG GT C Roadster, com 557 cv de potência e inspirada no AMG GT R recentemente revelado. Na base da oferta está a variante equipada com a derivação de 467 cv do mesmo motor 4.0-V8 biturbo.
Em comum, os dois modelos têm a capota de lona eléctrica, disponível em preto, vermelho ou beige,para combinar com as dez cores propostas para o interior. Conta com estrutura em magnésio, aço e alumínio, é pode ser operada em andamento até aos 50 km/h, não demora mais de onze segundos a ser removida ou colocada.
As duas versões abertas do superdesportivo germânico partilham, ainda, a carroçaria em alumínio e magnésio (reforçada para compensar a supressão do tejadilho) e a caixa pilotada de dupla embraiagem e sete velocidades AMG Speedshift DCT, montada em bloco com o diferencial traseiro, para uma melhor repartição do peso (com o modos de funcionamento adicional Race no AMG GT C Roadster. Para o interior são propostos, em opção, os bancos desportivos AMG Performance, com maior apoio lateral, pela primeira vez disponíveis, também como opção, com o sistema Airscarf.
O motor 4.0-V8 também é, no essencial, o mesmo nos dois AMG GT Roadster. Na versão base oferece o rendimento já conhecido do coupé: 476 cv e 630 Nm, o suficiente para que o modelo, com 1595 kg peso, alcance 302 km/h e cumpra os 0-100 km/h em 4,0 segundos. No AMG GT C Roadster, disponibiliza 557 cv e 680 Nm, mais 47 cv do que no AMG GT S, e menos 28 cv do que no AMG GT R, sendo o binário máximo de 680 Nm. Aqui, a velocidade máxima é de 316 km/h e os 0-100 km/h cumpridos em 3,7 segundos, com o peso anunciado a alcançar 1660 kg.
Mas há mais a distinguir o AMG GT C Roadster. O sistema de escape AMG Performance, em que duas borboletas de controlo electrónico fazem variar a sonoridade, abrindo e fechando em função do modelo selecionado no AMG Drive Select, mas também podendo ser controladas de forma independente através de um botão específico existente na AMG Drive Unit. A suspensão, nesta variante mais potente, conta com amortecimento adaptativo AMG Ride Control, que comanda, de forma electrónica e independente, cada roda, adaptando as características do amortecimento às condições de circulação do momento. Já o diferencial autoblocante mecânico instalado no AMG GT Roadster cede o seu lugar, no AMG GT C Roadster, ao boqueio eletrónico do diferencial (integrado na caixa de velocidades), capaz de forma mais sensível e célere às exigências do momento.
Esteticamente, o AMG GT C Roadster distingue-se pelos painéis laterais traseiros 57 mm mais largos (sendo a largura total equivalente à do AMG GT R), o que lhe permite, também, adoptar vias mais largas e acomodar pneus de maiores dimensões. Por isso, os contornos do pára-choques posterior são, igualmente, mais largos, de modo a melhorar o fluxo de ar nesta zona, graças às saídas de ventilação de generosas dimensões.