Mercedes brilha em 2019 e com chuva de novidades para 2020
Foi com vários títulos em termos de reputação e reconhecimento de marca, assim como com o de melhor ano de sempre em vendas, que a filial portuguesa Mercedes recebeu a imprensa para o já tradicional encontro destinado a fazer um balanço do ano recém-terminado, e a projectar aquele que se inicia. Evento que, desta feita, se realizou em local diferente do habitual, com o palco eleito a serem as novas instalações da C. Santos em Alcabideche, a inaugurar oficialmente em Fevereiro, o primeiro dos 21 concessionários portugueses a integrar, até 2021, a rede MAR 2020 da marca da estrela, que aposta numa nova filosofia em que o cliente passa a estar no centro de todas as atenções, beneficiando de um atendimento altamente personalizado e especializado.
Em termos comerciais, 2019 dificilmente podia ter corrido melhor para o fabricante de Estugarda no mercado luso: com 16 561 automoveis vendidos, cresceu 0,6% face a 2018, estabeleceu novo recorde de vendas absoluto em Portugal, alcançou 7,4% de quota de mercado (uma das mais elevadas a nível europeu) e tornou-se na tereura marca mais vendida em Portugal no ano passado. Relativamente à smart, no que foi o último ano em que a sua gama contou com automóveis animados por motores térmicos (a partir de 2020, a sua orerta passa a ser integralmente composta por modelos de propulsão 100% eléctrica), cresceu 27% face a 2018, comercializando 4071 unidades, o que corresponde a 1,8% de quota de mercado – o melhor ano de sempre da marca em Portugal, e a maior quota de mercado do mundo, a par com o mercado italiano (1,8%). Já a Mercedes-AMG vendeu 322 automóveis, o maior volume de sempre em Portugal, traduzindo um crescimento de 57,1% face ao ano anterior.
Referência especial para as propostas híbridas da Mercedes, desde logo pelo desempenho que tiveram já para a sua performance comercial em 2019, representando 9% do total das vendas – sendo que 7,5% dos automóveis vendidos pela marca em Portugal no ano transacto foram híbridos plug-in EQ Power, boa parte deles a gasóleo. A que se juntaram 268 híbridos EQ Boost.
Porventura mais importante, a forte ofensiva de produto que a casa da estrela vai ter neste sector em 2020, nada menos do que nove novas propostas, ao ponto de projectar que um terço das suas vendas este ano sejam asseguradas por modelos EQ (híbridos, híbridos plug-in e totalmente eléctricos). Assim, no primeiro trimestre, chegarão GLC 300 e 4 Matic, Classe A 250 e, Classe A Limousine 250 e e Classe B 250 e; no segundo trimestre serão lançados CLA 250 e, GLC 300 de 4Matic, GLE 350 de 4Matic Coupé e EQC 350 4Matic; no terceiro trimestre chegará o GLA 250 e.
O ano em curso será, também, substancialmente importante por via do início de comercialização de uma série de novos modelos. Logo no primeiro trimestre serão lançados o GLB; no segundo trimestre chegarão o GLA da nova geração e o GLE Coupé; no terceiro trimestre, o profundo restyling do Classe E (nas derivações berlina e carrinha); no quarto trimestre, o retying dos Classe E Coupé e Cabrio, e anova geração do Classe S. Também a Mercedes-AMG terá muito para mostrar: GLE 53 Coupé, Classe A 45, Classe A 45 S, CLA 45 e CLA 45 S no primeiro trimestre; GLA 45, GLA 45 S, GLE 63 Coupé e GLE 63 S Coupé no segundo trimestre; e AMG GT Black Series, e AMG GT 63 S e 4 portas no derradeiro trimestre de 2020.