Mercedes S 500 Plug-in Hybrid: o terceiro S híbrido
[doptg id=”46″]
Quanto mais perto está o dia de abertura das portas do Salão de Frankfurt, mais são as notícias de novos modelos que terão neste certame a sua estreia mundial. Agora foi a Mercedes a revelar o terceiro modelo híbrido da gama S, o Mercedes S 500 Plug-in Hybrid, que promete 69 g/km de emissões de CO2 e um consumo médio de apenas 3,0 l/100 km.
Este novo modelo, que já havia sido conhecido em 2009 ainda sob a forma de protótipo, usa um motor eléctrico de 80 kW (108 cv) capaz de o impulsionar durante 30 km sem ajuda do motor de combustão, um 3.0 V6 tubocomprimido. Ao contrário dos outros elementos da gama híbrida do Classe S (S 400 Hybrid e S 300 BlueTEC Hybrid), a bateria do S 500 Plug-in Hybrid pode ser recarregada numa tomada, através de uma ligação localizada no pára-choques traseiro.
São quatro os modos que podem ser escolhidos para conduzir este S 500: Hybrid; E-Mode (totalmente eléctrico); E-Save (usa apenas o motor de combustão, reservando a bateria para, por exemplo, ser usada nas cidades); e Charge (recarrega a bateria enquanto se conduz). Em termos de prestações, a Mercedes anuncia uma velocidade máxima de 250 km/h, com os 0-100 km/h a serem cumpridos em 5,5 segundos.
Um pormenor interessante do Mercedes S 500 Plug-in Hybrid é a inclusão de um ponto de resistência no pedal do acelerador, que anuncia quando entra em funcionamento o motor de combustão, o que permite ao condutor dosear a sua utilização. O próprio sistema híbrido é inovador, ao ajustar-se aos inputs dados pela condução, mas também ao antever (para os próximos 8 km), de acordo com a rota escolhida, as características da estrada e ajustar-se em conformidade.