Mercedes testa CLA Shooting Brake
[doptg id=”159″]
A Mercedes foi das primeiras marcas a realizar testes de Inverno nos seus novos modelos e o eleito para tal foi o CLA Shooting Brake, avistado já em duas ocasiões, na Alemanha, perto de Estugarda, e agora na Suécia, na região de Arjeplog.
Aquele que será o quinto, e último (?) modelo da Mercedes baseado na arquitectura MFA de tracção dianteira aparece nas imagens com muito pouca camuflagem, o que indica que a sua estreia mundial possa não estar muito longe, provavelmente tendo lugar no Salão de Paris, em Outubro próximo. Aliás, a única secção coberta é a traseira, a zona que diferirá mais do CLA, o modelo que lhe serve de base.
Como o objectivo de uma Shooting Brake é o de permitir mais algum espaço para bagagens no que seria um coupé de quatro portas, será de esperar que esta nova proposta venha a adoptar um design similar à CLS Shooting Brake, mas com menores dimensões, pese embora os esforços feitos durante a camuflagem para lhe dar linhas mais rectas e maiores dimensões.
Face ao CLA, e de acordo com as imagens que apresentamos acima, as diferenças ficam-se pelo design do portão da bagageira, como seria de esperar, que agora engloba o óculo traseiro e precisou de ser revisto. De resto, os grupos ópticos não parecem ter sido alterados, o mesmo acontecendo com o pára-choques traseiro, que continua a englobar as duas saídas de escape a ladear um difusor.
Em termos de motores, a gama que agora é proposta para a berlina deverá transitar para a Shooting Brake. A Diesel deverá ser oferecido o 220 CDI, um motor de quatro cilindros de 2143 cc, com 170 cv e 340 Nm; a oferta a gasolina será composta pelo 200, munido de um motor de 1,6 litros com 156 cv e 250 Nm, e pelo 250, que faz uso de um 2,0 litros com 211 cv e um binário de 350 Nm.
Além destas três motorizações, correm alguns rumores que apontam para que seja feita uma variante Shooting Brake do CLA 45 AMG, que será animada pelo 2,0 litros de 355 cv que está ao serviço do coupé compacto de quatro portas da marca da estrela. A todos os motores será acoplada uma caixa manual de dupla embraiagem com sete velocidades, podendo os compradores optar por tracção dianteira ou total.