Mini híbrido plug-in confirmado
A Mini não só confirmou a chegada do seu primeiro modelo híbrido plug-in, como até revelou as principais características desta versão cujo desenvolvimento está praticamente terminado. Com a bateria de alta voltagem montada sob os bancos traseiros, terá capacidade para circular em modo totalmente eléctrico, até aos 80 km/h no modo de funcionamento Auto eDrive, e até aos 125 km/h no modo Max eDrive. Como é já habitual neste tipo de motorização, também existe um modo Save Battery, que permite circular exclusivamente com o motor de combustão, de modo a carregar e/ou guardar a carga da bateria para utilização, por exemplo, em cidade.
Pormenores quanto à autonomia eléctrica, à potência dos motores utilizados ou ao peso deste modelo não foram revelados, mas a Mini faz saber que o motor de combustão anima as rodas dianteiras, enquanto que o eléctrico se destina a fazer mover o eixo traseiro, o que desde logo torna esta versão num 4×4. E como o sistema de gestão de energia está integrado com o controlo electrónico de estabilidade DSC, também são optimizados a motricidade e o comportamento.
Aliás, a marca promete que a versão híbrida plug-in do Mini, além de garantir uma substancial redução dos consumos e emissões, será também uma referência em termos de desempenho. Arrancando sempre no modo eléctrico, oferecerá uma capacidade de aceleração superior à das variantes animadas apenas por motores de combustão, e um prazer de condução digno dos pergaminhos da marca neste domínio – em boa parte graças à colocação bastante baixa dos componentes do sistema de propulsão eléctrica na traseira do veículo, o que lhe garante uma optimizada repartição do peso e um centro de gravidade bastante baixo.
Visualmente, as diferenças entre o Mini híbrido plug-in e as suas versões convencionais assentarão, essencialmente, na porta de acesso à tomada de carregamento da bateria, disfarçada no guarda-lamas dianteiro esquerdo, n o botão de arranque colocado ao centro do tablier (que emite uma luz amarela em vez de vermelha) e na substituição do conta-rotações por um indicador de energia. O lançamento oficial do modelo ainda não tem data marcada, mas é esperado para muito breve.