Mitsubishi MI-Tech Concept: novo protótipo de SUV híbrido plug-in a gás
MI-Tech Concept de seu nome, o mais recente protótipo da Mitsubishi, acabado de dar a conhecer no Salão de Tóquio, tenta juntar o melhor de vários mundos: o dos SUV, o dos buggies e o das motorizações híbridas plug-in. Deste modo antecipando a introdução, já anunciada, desta tecnologia nos futuros SUV compactos e de médio porte da marca dos três diamantes, a apresentar até 2022.
Concebido para ser um pequeno SUV híbrido plug-in capaz de oferecer elevados padrões de segurança e de prazer de condução sobre qualquer tipo de terreno, o MI-Tech conta com dimensões contidas, uma inovadora motorização, um novo sistema de tracção integral com actuação eléctrica, e diversos sistemas avançados de assistência ao condutor. Ao mesmo tempo, o seu carácter polivalente é de imediato traduzido pela carroçaria ao estilo buggy, desprovida de capota ou de portas, pintada de azul, com grelha em cor de cobre, e em que se destacam a secção dianteira com um novo de conceito de design, ópticas em forma de “T” e proteção inferiores da carroçaria em alumínio; os generosos guarda-lamas, destinadas a permitir albergar rodas de grandes dimensões; e a traseira de forma hexagonal, dominada por farolins, também eles, em forma de “T”.
No interior sobressai o painel de instrumentos horizontal e uma concepção que visa, acima de tudo, tornar fácil e intuitiva a utilização dos vários comandos e funcionalidades – mais uma vez se encontrando, aqui, a cor de cobre utilizada na grelha frontal, desta feita aplicada no tablier, no volante e nos botões em forma de teclas colocados na secção superior da consola central. Entre as soluções tecnológicas de vanguarda, referência para o pára-brisas com realidade aumentada, e para o sistema de condução semi-autónoma MI-Pilot,dotado de evoluídos sensores ópticos, e capaz de operar inclusive em estradas não asfaltadas.
A animar o MI-Tech Concept está uma motorização híbrida plug-in em que um motor de turbina a gás substitui o motor de combustão interna tradicional, podendo consumir uma multiplicidade de combustíveis: gasóleo, querosene e álcool. Já o novo sistema de tracção integral Quad Motor 4WD, derivado do conhecido S-AWC (Super All Wheel Control), conta com pinças de travão eléctricas, com uma resposta mais rápida e precisa, para controlo activo da deriva. Atributo tão invulgar quanto curioso deste protótipo é poder rodar em sentido oposto as rodas dianteiras esquerda e direita, o que lhe permite rodar sobre si mesmo praticamente sem sair do lugar…