CompararComparando ...

Nexo: Hyundai confirma aposta no hidrogénio

Artigo
Nexo: Hyundai confirma aposta no hidrogénio

Como já havia sido anunciado, a Hyundai revelou no CES, em Las Vegas, o seu modelo a fuel cells da nova geração, sucessor do iX35 Fuel Cell. Nexo de seu nome, além de recorrer ao hidrogénio enquanto “combustível”, foi também o eleito para estrear na oferta da Hyundai uma série de novos sistemas avançados de assistência à condução.

A comercialização do Nexus terá início já muito em breve, nos diversos mercados a nível mundial em que tal possa fazer sentido, sendo este o primeiro automóvel a fuel cells da Hyundai a fazer uso de uma arquitectura específica, ao invés de receber uma plataforma adaptada, proveniente de um modelo já existente. Atributo que, segundo o fabricante sul-coreano, se traduz em vantagens como um peso mais reduzido; uma relação peso/potência mais favorável; melhores acelerações; mais espaço interior; uma configuração melhorada do sistema de fuel cells; e uma nova colocação da bateria na bagageira.

Reservando para o momento da comercialização a revelação das prestações e de dados técnicos mais específicos, até por alegar que estes podem variar consoante os mercados, a Hyundai não deixa, todavia, de enumerar algumas vantagens do Nexo face ao iX35 Fuel Cell. Por exemplo, a maior potência das fuel cells, da bateria e do próprio motor eléctrico (que também oferece um superior binário); o grupo motopropulsor mais leve, compacto e eficiente; a aceleração 0-96 km/h melhorada em 20%; os depósitos de hidrogénio mais leves e com uma densidade de armazenamento referencial; a autonomia ampliada para 800 quilómetros.

Afirmando que a durabilidade do Nexo é em tudo equivalente, quando não superior, à de um automóvel convencional, com motor de combustão interna, a Hyundai ainda, igualmente, que a sua novel criação é a referência do mercado no que ao sistema de fornecimento de ar, ao desempenho a elevada altitude e ao tempo de reabastecimento diz respeito (um reabastecimento completo não demora mais do que cinco minutos). Sublinhando, também, a sua capacidade para assegurar o arranque a frio em meros trinta segundos mesmo depois de sujeito a temperaturas de -30° C, e para garantir a refrigeração do sistema até a temperaturas da ordem dos 50° C.

Em termos de assistência ao condutor, o Nexo estreia, a nível mundial, o Blind-spot View Monitor, dispositivo que, recorrendo a câmaras de vídeo com lentes grande angulares (denominadas Surround View Monitors), exibe, no ecrã de bordo central, as áreas não visíveis de ambos os lados do veículo. Completamente nova para a Hyundai é a tecnologia Lane Following Assist, que ajusta automaticamente a direcção para manter o Nexo centrado na sua faixa de rodagem, tanto em estrada e auto-estrada como em cidade, a velocidades entre 0-145 km/h, e o qual, em conjunto com o assistente à condução em auto-estrada HDA (recorre a sensores e aos dados dos mapas da navegação para ajustar automaticamente a velocidade ao ambiente exterior), permitirá percorrer grandes distâncias com reduzida intervenção do utilizador sobre a condução.

Disponível no nexo está ainda o sistema de estacionamento remoto Remote Smart Parking Assist, capaz de, automaticamente, estacionar o veículo, ou retirá-lo de um lugar de estacionamento, este o condutor, ou não, a bordo do mesmo.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon