Nico Rosberg assegura a pole-position em Suzuka
Arredado do primeiro lugar no campeonato do Mundo de Fórmula 1, Nico Rosberg está preparado para inverter essa situação já no Grande Prémio do Japão e começou o fim-de-semana da melhor forma ao ser o mais rápido na qualificação. O alemão está a apenas três pontos do seu companheiro de equipa, Lewis Hamilton, no Mundial e bateu-o por dois décimos. O britânico parte, assim, do segundo posto para a corrida de amanhã.
A sessão de qualificação mostrou que os motores Mercedes continuam a ditar a lei do mais forte na Fórmula 1. A prová-lo estão o terceiro e o quarto melhores registos alcançados pelos Williams embora já a mais de meio segundo do mais rápido. Valteri Bottas ficou à frente de Felipe Massa, enquanto Fernando Alonso, em Ferrari, teve de se contentar com o quinto posto e estatuto de melhor carro sem motor Mercedes.
O top-ten ficou completo pelos dois pilotos da Red Bull, Daniel Ricciardo (sexto) e Sebastian Vettel (nono), por Kevin Magnussen e Jenson Button, que colocaram os McLaren em sétimo e em oitavo, respectivamente, e por Kimi Raikkonen, no segundo Ferrari, que ficou com o décimo tempo depois de ter feito a qualificação com um motor antigo devido aos problemas sentidos na terceira ronda de treinos livres.
Nota ainda para Pastor Maldonado que, depois de ter sido o 17º mais rápido, foi penalizado em dez lugares por ter trocado o motor e, assim, vai sair de último.
O Grande Prémio do Japão realiza-se amanhã às sete horas.