Nissan cria escritório móvel eléctrico
Sendo cada vez mais as pequenas empresas e os profissionais liberais que aspiram a um local de trabalho que lhes garanta maior mobilidade e menores custos de utilização mais contido, o conceito tradicional de escritório passa a ser passível de novas e mais imaginativas e funcionais interpretações. Com base em tal pressuposto, a Nissan e a Studio Hardie criaram e-NV200 WORKSPACe, o primeiro escritório móvel totalmente eléctrico do mundo
Um verdadeiro posto de trabalho sobre rodas, em que a área de 4,2 m3 (o volume do compartimento de carga do comercial eléctrico japonês) passa a contar com uma secretária integrada desdobrável, um mini-frigorífico, uma máquina de café, um computador com ecrã táctil e rato e teclado sem fios, ligação wi-fi à Internet, iluminação por LED controlada por smartphone, carregamento sem fios para dispositivos móveis e sistema de som por Bluetooth. No verso de uma das portas traseiras está ainda um suporte para uma bicicleta desdobrável, para cumprir pequenas distâncias urbanas.
O tejadilho panorâmico garante ao ambiente interior uma grande luminosidade, a iluminação por LED não só pode variar de intensidade, como adoptar qualquer palete de cores, através de uma App especifica. O piso é em madeira de carvalho, contando com uma plataforma extensível (que permite trabalhar no exterior) e com suportes específicos para ancoragem das duas cadeiras cromadas revestidas a pele, que podem ser colocadas lado a lado (para a realização de uma reunião), ou uma delas ser instalada no centro, para que quem a ocupe fique sentado à secretária montada numa das laterais do veículo. Entre elas está montada uma consola em madeira que contém o sistema de carregamento por indução para smartphones, o altifalante por Bluetooth do sistema áudio e o míni-frigorífico.