Nova Ford Ranger Raptor na Europa em 2019
A Ford acaba de revelar no Gamescom, o maior evento europeu de jogos de computador e vídeo, a nova geração da Ranger Raptor, a versão mais extrema, de altas prestações, da sua conhecida pick-up, a lançar na Europa em meados de 2019. Desenvolvida pela Ford Performance, a nova Ranger Raptor é animada pelo motor biturbo a gasóleo EcoBlue de 2,0 litros, com 213 cv e 500 Nm, combinado com a nova caixa automática de dez velocidades da marca da oval azul, oriunda da F-150 Raptor norte-americana.
Outro dos principais atributos da Ranger Raptor será a sua capacidade para enfrentar todo o tipo de terrenos, para o que conta, desde logo, com uma suspensão inspirada na competição, com amortecedores activos FOX Position Sensitive Damping e triângulos dianteiros em alumínio. O sistema de travagem dispõe de discos ventilados nas quatro rodas, os dianteiros com 332 mm de diâmetro e pinças de duplos pistões, os traseiros com 332 mm de diâmetro; os pneus de todo-o-terreno BF Goodrich, de medida 285/70R17, foram desenvolvidos especificamente para a Ranger Raptor e contam com paredes reforçadas; além das habituais protecções inferiores do motor e da transmissão, toda a zona inferior conta com uma chapa em aço de alta resistência com 2,3 mm de espessura.
O sistema Terrain Management System permite ao condutor enfrentar um alargado leque de tipos de terreno, contando para tal com seis modos de condução seleccionáveis pelo utilizador: Normal; Sport; Relva/Cascalho/Neve; Lama/Areia; Pedras; e Baja (ajusta a resposta dos elementos mecânicos para potenciar o desempenho fora de estrada a alta velocidade). Entre os auxiliares de condução, menção para o controlo electrónico de estabilidade com função de mitigação de capotamento, para o controlo de deriva do atrelado, para o assistente aos arranques em subida e para o controlo electrónico de descidas HDC.