CompararComparando ...

Novo Audi A3 Limousine revelado. Chega ao mercado no Verão

Artigo
Novo Audi A3 Limousine revelado. Chega ao mercado no Verão

Já foi desvendada pela Audi a segunda geração do A3 Limousine, modelo que tem início de comercialização agendado para o próximo Verão. Em destaque na nova berlina compacta de três volumes da marca dos quatro anéis, o apuro estilístico, a gama de motores abrangente, e a digitalização e a conectividade a bordo.

Mais comprido 150 mm do que o novo A3 Sportback, relativamente ao seu antecessor, o novo A3 Limousine começa por distinguir-se por ser 40 mm mais comprido, 20 mm mais largo e 10 mm mais alto, embora a distância entre eixos se mantenha inalterada. Em termos de estilo, a secção dianteira será, porventura, a mais marcante, dominada que é pela sobredimensionada grelha Singleframe, flanqueada pelas esguias ópticas de formato trapezoidal, com tecnologia de matriz de LED nas versões de topo. Sendo, igualmente, merecedora de referência a linha de tejadilho com acentuada quebra em direcção à traseira a partir dos pilares traseiros, ao estilo coupé, e a qual termina num pequeno deflector integrado na tampa da bagageira (em fibra de carbono, em opção).

Embora a capacidade da bagageira não tenha sofrido alterações, continuando esta a oferecer 425 litros, a Audi garante que a habitabilidade disponibilizada pelo A3 Limousine é, agora, mais generosa, nomeadamente na frente, em largura como em altura, fruto, não só, do ligeiro aumento das dimensões exteriores como, principalmente, do posicionamento mais baixo dos bancos dianteiros. A casa de Ingolstadt afirma, de igual modo, que todo o desenvolvimento do painel frontal foi orientado no sentido do condutor, nomeadamente o ecrã de 10,1” do sistema de infoentretenimento, ligeiramente inclinado para quem segue ao volante, sendo que todas as versões do modelo contam, também, com painel de instrumentos digital, seja o de 10,1” nas versões de acesso, ou o mais evoluído Audi virtual cockpit plus de 10,25” nas variantes mais equipadas – sendo o head-up display uma opção.

A digitalização foi outra das apostas da Audi para o novo A3 Limousine, que recorre à terceira geração da plataforma modular MIB 3 de infoentretenimento. O que significa que conta, entre outros predicados, com velocidade de processamento dez vezes superior à da anterior; navegação integrada e conectada; comunicação Car-to-X; rádio digital DAB de série; carregamento por indução para smartphones; e chave virtual (através de um telemóvel com sistema operativo Android, é possível configurar a Audi connect key para, remotamente, operar o fecho centralizado de portas ou colocar o motor em maarcha).

Quando do lançamento, o novo A3 Limousine irá ser proposto com uma gama de dois motores, um a gasolina, o outro a gasóleo. O A3 Sedan 35 TFSI recorre à unidade de 1,5 litros com injecção directa de gasolina, turbocompressor sistema de desactivação de cilindros e 150 cv, podendo ter acoplada uma nova caixa manual de seis velocidades, ou uma caixa pilotada S tronic de dupla embraiagem e sete relações (neste caso, o sistema eléctrico é de 48 Volt, o que permite fornecer um binário adicional de 50 Nm nos arranques e na acelerações a partir dos mais baixos regimes, assim como desligar o motor em diversas situações, para reduzir o consumo). Já a variante Diesel é animada pelo conhecido motor 2.0 TDi de 150 cv, conjugado com a caixa S tronic de sete velocidades.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon