Novo Audi RS Q8 na Primavera com motor 4.0-V8 de 600 cv
Eis o novo RS Q8, o mais poderoso SUV da gama da Audi. O seu principal cartão de visita, o motor TFSI de injecção directa com tecnologia mild hybrid, um 4.0-V8 biturbo capaz de disponibilizar 600 cv e 800 Nm, e de impulsionar o modelo até aos 305 km/h de velocidade máxima quando equipado com o opcional pacote dynamic (de série, electronicamente limitada a 250 km/h) – sendo os 0-100 km/h cumpridos em 3,8 segundos, e os 0-200 km/h cumpridos em 13,7 segundos.
A suspensão por cinco braços em ambos os eixos conta, de série, com amortecimento pneumático adaptativo, podendo variar a altura da carroçaria em até 90 mm; de série é, também, o sistema de direção às quatro rodas; sendo uma opção o sistema de barras estabilizadoras activas electromecânicas EAWS. Solução que, por sinal, integra o referido pacote dynamic, de que fazem ainda parte o diferencial desportivo quattro os travões cerâmicos RS, com discos com um diâmetro de 440 mm na frente e 370 mm atrás (discos de aço, com 420 mm e 370 mm atrás, de série).
Em termos estilísticos, primeiro destaque para as jantes de 22” de dez raios revestidas por pneus de medida 295/40, as maiores alguma vez montadas num Audi de produção em série, estando opcionalmente disponíveis jantes de 23” de cinco braços. A ter em conta, igualmenrte, a grelha Singleframe octogonal cinzenta com estrutura tipo favo de abelha em preto brilhante (a mesma cor aplicada nas tomadas de ar laterais e nas aplicações laterais dos pára-choques); o pequeno deflector montado no topo do portão traseiro; o difusor traseiro em alumínio; e as ponteiras de escape ovais.
No habitáculo, os principais elementos a ter em conta serão o revestimento do tejadilho em Alcantara; os ecrãs específicos do painel de instrumentos totalmente digital Audi virtual cockpit e do sistema de infoentretenimento MMI (e também do opcional head-up display, quando instalado); e os bancos desportivos RS em pele perfurada, com ventilação e massagem.