Novo Audi SQ5 TDI no Verão com 347 cv e compressor eléctrico
Está marcado para o Verão o lançamento comercial do novo Audi SQ5 TDI, a mais poderosa e desportiva versão Diesel do SUV de médio porte da marca dos quatro anéis. Tal como o seu antecessor, o modelo monta sob o capot um motor TDI de seis cilindros em V com 3,0 litros de capacidade, desta feita dotado de um compressor eléctrico EPC, que assiste o turbocompressor até às 1650 rpm (assim garantindo que o binário máximo é disponibilizado numa ampla gama de regimes); e de um sistema eléctrico de 48 Volt, o que faz desta unidade motriz um mild hybrid, sendo a energia de travagem recuperada (até um máximo de 12 kW) e armazenada numa bateria de iões de lítio alojada sob o piso da bagageira.
Com 347 cv de potência, e um massivo binário de 700 Nm, disponível de forma constante entre as 2500-3100 rpm, o novo SQ5 TDI anuncia 5,1 segundos nos 0-100 km/h e uma velocidade máxima electronicamente limitada a 250 km/h, para um consumo combinado de 6,6-6,8 l/100 km no ciclo NEDC, uma vez que ainda foi homologado de acordo com a norma Euro 6d-temp. A transmissão está a cargo de unma caixa automática tiptronic de oito velocidades e do sistema de tracção integral quattro com diferencial central autoblocante, com uma repartição estática de 40:60, podfendo chegar a um máximo de 70% para o eixo dianteiro, e de 85% para o traseiro, em função das exigências do momento – estando em opção disponível o diferencial traseiro desportivo, que reparte activamente o binário entre as rodas posteriores.
A suspensão, rebaixada 30 mm face ao Q5 “normal”, e dotada de amortecimento pilotado, é de série no SQ5 TDI. Já da lista de opções fazem parte elementos como a suspensão com amortecimento pneumático, e a direcção activa de desmultiplicação variável. As jantes são, de série, de 20”, revestidas por pneus de medida 255/45 (de 21” em opção), dispondo o sistema de travagem de discos dianteiros com 375 mm de diâmetro e pinças de seis pistões.
Visualmente, além de todos aqueles detalhes típicos de um modelo de vocação desportiva, como sejam os pára-choques mais volumosos, ou os logótipos específicos, o SQ5 TDI destaca-se por incluir, de série, grupos ópticos dianteiros e traseiros por LED. No interior, os principais elementos em destaque serão as soleiras das portas iluminadas com o logotipo “S” gravado; os bancos desportivos revestidos a pele e Alcantara com costuras contrastantes; o volante em pele, também com costuras contrastantes.
O banco traseiro pode, em opção, dispor de rebatimento em três partes, e regulação longitudinal e da inclinaç\ao das costas. A mala conta com uma capacidade de 550 litros com os cinco lugares disponíveis, ampliável até 1550 litros mediante o rebatimento do banco posterior.