Novo Bentley Bentayga Speed: o mais rápido do planeta
Os números falam por si: com motor 6.0-W12 de 635 cv e 900 Nm, ao ser capaz de cumprir os 0-100 km/h em 3,9 segundos, e de alcançar uma velocidade máxima de 306 km/h, o novo Bentayga Speed passa a ser o SUV de produção em série mais rápido do mundo, continuando a ser um dos mais luxuosos. Quem o afirma é a Bentley, que aplica no modelo uma fórmula, e uma sigla, estreadas no Continental GT Speed, de 2007.
Do lote de argumentos do modelo, e à semelhança do que ocorre com todos os Bentayga, fazem ainda parte o sistema de tracção integral com diferencial autoblocante electrónico, e os oito modos de condução elegíveis pelo utilizador – sendo que o Sport foi revisto, para garantir um desempenho ainda mais dinâmico. Como seria de esperar, a suspensão é mais firme, ao mesmo tempo que o sistema de escape foi modificado para proporcionar uma sonoridade mais encorpada, tendo os discos de travão carbo-cerâmicos sido relegados para a lista de opções (os maiores do género, e mais potentes, alguma vez instalados num Bentley, são 20 kg mais leves do que os de série, em aço).
Visualmente, e no exteror, as diferenças são ditadas pelas ópticas dianteiras escurecidas; pelas saias laterais na cor da carroçaria; pelo defector colocado no topo do portão traseiro; pelas jantes de 22” de desenho exclusivo (disponíveis com três acabamentos distintos); e pelos emblemas Speed aplicados na base das portas dianteiras. No sumptuoso habitáculo, destaque para o facto de este ser o primeiro Bentayga a utilizar Alcantara no seu interior, no caso em combinação com o couro genuíno, atributo a que se juntam as costuras contrastantes dos bancos; os rebordos coloridos dos bancos, painéis das portas e consola central; e as soleiras das portas iluminadas com a inscrição Speed.