Novo BMW X5 apanhado quase sem camuflagem
Já por várias vezes avistado pelos nossos fotógrafos, o X5 da nova geração foi, desta feita, captado pelas respectivas objectivas junto à fábrica da BMW de Spartanburg, no estado norte-americano da Carolina do Sul, e com menos camuflagem do que nunca, já que a película que o reveste está aplicada sobre o que serão já as suas formas definitivas. Mais: a unidade em questão parece mesmo tratar-se da sobrepotenciada e aguerrida verdão M de altas prestações, pelo menos a avaliar pelas dimensões das rodas e pelas pinças de travão azuis com vários pistões.
Assente na nova plataforma modular CLAR da marca bávara, estreada pelo BMW Série 7, o novo X5, conhecido internamente pela sigla de código G05, beneficiará, também ele, do uso extensivo de materiais como o alumínio, o magnésio e a fibra de carbono para apresentar um peso substancialmente reduzido face ao actual modelo (entre 225 kg e 275 kg), mas contando com uma rigidez estrutural aumentada, com os óbvios benefícios daí decorrentes em termos de eficiência de combustível, redução das emissões e eficácia dinâmica.
Praticamente certo é que o X5 irá contar, também, com dimensões mais generosas, por forma a poder oferecer um espaço mais amplo aos seus passageiros e respectivas bagagens. A gama de motores, essa, provirá, no essencial, dos actuais Série 5 e Série 7, o que singiifica que, para além das várias versões a gasolina e Diesel, também farão parte da oferta uma mais ecológica variante híbrida plug in, assim como a exuberante variante M. A chegada ao mercado deverá acontecer durante o próximo Outono, tendo em conta que o início de produção em Spartanburg está previsto para Agosto de 2018.