CompararComparando ...

Novo Citroën ami: eléctrico para a cidade a partir dos 16 anos

Artigo
Novo Citroën ami: eléctrico para a cidade a partir dos 16 anos

O ami, descendente directo do protótipo Ami One, apresentado no Salão de Genebra de 2019, é o mais recente automóvel eléctrico da Citroën, e promete responder às novas necessidades da mobilidade urbana de custas distância. Não só pelas suas dimensões contidas e nulas emissões de poluentes, como pelo facto de prometer praticar um preço acessível, oferecer várias possibilidades de utilização que não apenas a aquisição (por exemplo, carsharing e aluguer), e poder ser conduzido, em Portugal, a partir dos 16 anos – já que, na prática, trata-se de um quadriciclo ligeiro.

Com 2,41 m comprimento, 1,39 m de largura e 1,52 m de altura, dotado de jantes 14”, e com um diâmetro de viragem de 7,0 m, o ami começa por destacar-se pelas suas dimensões extramente contidas e pela original volumetria, ideais para deambular pelas mais congestionadas urbes. Esteticamente, referência para as ópticas dianteiras e piscas alojados em dois níveis distintos, para os farolis traseiros de desenho inédito e para as múltiplas possibilidades de personalização disponíveis, que vão dos tampões de rodas aos autocolantes exteriores, passando pelo pilar C e pelo tejadilho, pelas cápsulas laterais com inserções ao estilo Airbump.

Outro dos maiores atributos do modelo é ser composto por peças simétricas, como preconizado pelo Ami One. Por isso, as portas são idênticas à direita e à esquerda (com abertura oposta do lado do condutor, e clássica do lado do passageiro), do mesmo modelo que os pára-choques dianteiros e traseiros, a respectiva base e as embaladeiras são replicadas à frente e atrás.

O habitáculo, fechado, oferece dois lugares lado a lado (sendo o banco do condutor regulável longitudinalmente, e o do passageiro fixo), assim como uma generosa luminosidade, graças à ampla superfície vidrada e ao tejadilho panorâmico oferecido de série, com as janelas laterais a abrirem inclinando-se manualmente para cima, como sucedia no 2 CV). Os retrovisores exteriores arredondados são reguláveis manualmente, o painel de instrumentos colocado atrás do volante, oriundo do Ami One, exibe as informações relevantes para a condução, à direita do mesmo existindo uma área dedicada para acomodar o smartphone, que se transforma no ecrã de bordo principal e dá acesso à navegação e à música. Com sete versões diferente, o ami propõe, ainda, um kit de acessórios composto por uma rede central de separação, por uma rede de porta, pelo tapete de piso, por uma bandeja de armazenamento na parte superior do painel de bordo, por gancho para mala, por uma pinça para smartphone e pela DAT@MI ligada à App My Citroën.

Quanto à mecânica, a Citroën limita-se a informar que o ami pesa 485 kg e é animado por um motor eléctrico que lhe permite atingir 45 km/h de velocidade máxima, sendo este alimentado por uma bateria de iões de lítio com 5,5 kWh de capacidade e 60 kg de peso, alojada sob o piso, capaz de assegurar uma autonomia de 70 km. O respectivo recarregamento demora 3h00 numa tomada de corrente convencional, embora também seja possível de efectuar numa Wallbox ou num posto de carregamento público.

Qual é a sua reação?
Excelente
20%
Adoro
0%
Gosto
60%
Razoavel
20%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon