Novo Ford Mustang California Special também na Europa
A Ford decidiu comercializar pela primeira vez na Europa o Mustang California Special, derivação do desportivo mais vendido do mundo originalmente lançada em 1968, e que, então, acabou por não alcançar o êxito esperado e pretendido. Ainda assim, em homenagem a essa criação, que não deixou de ficar nos anais da história do seu emblemático modelo, a marca da oval azul decidiu regressar ao tema em 2007 e, posteriormente, em 2010 – e daí em diante.
Agora, esta variante passa a fazer parte da oferta também da mais recente geração do Mustang, promete incorporar o espírito da sua versão original, e uma das maiores novidades é a sua chegada também ao mercado europeu, onde estará disponível muito em breve. O novo Mustang California Special será proposto apenas na configuração descapotável, com capota de lona contrastante com as nove cores de carroçaria disponíveis, e com o carismático motor 5.0-V8 a gasolina com 450 cv e 529 Nm, o qual tanto pode ser combinado com uma caixa manual de seis velocidades (0-100 km/h cumpridos em 4,8 segundos), como com a transmissão automática de dez relações da própria Ford (0-100 km/h cumpridos em 4,5 segundos.
Além do selector de modos de condução (com as opções Normal, Sport, Track e Snow/Wet), fazem parte do equipamento de série o modo “Good Neighbor” (reduz o ruído do sistema escape, para circulação nocturna ou em zonas iminentemente residenciais); a suspensão MagneRide com amortecimento pilotado; e o diferencial traseiro autoblocante. Ao mesmo tempo, o desempenho aerodinâmico foi optimizado por via do recurso a um splitter dianteiro de maiores dimensões, que pode ser complementado pelas opcionais tomadas de ar laterais.
Já no interior, o Mustang California Special destaca-se pelos bancos em pele (os dianteiros aquecidos e refrigerados); pelas inserções nas portas com acabamento parcial em camurça Miko cinza (material sintético ecológico produzido a partir poliéster reciclado) com pespontos vermelhos; pelos bancos e tapetes gravados com o logótipo GT/CS; pelo painel de instrumentos digital de 12” com acabamento em alumínio; pelo sistema de infoentretenimento Syn 3 com ecrã central de 8” e ligações Apple CarPlay e Android Auto.