Novo Ford Mustang Shelby GT500 revelado. O mais rápido de sempre
Foi hoje revelado, no Salão de Detroit, o novo Mustang Shelby GT500, o modelo de produção mais potente de sempre da Ford, e também o mais rápido em aceleração da marca da oval azul, entre os autorizados a circular na via pública. É, ainda, anunciado como o membro tecnologicamente mais evoluído da história do mais popular dos muscle cars norte-americanos.
Disponível no mercado de origem a partir do próximo Outono, o novo Ford Mustang Shelby GT500 começa por impor-se pelo seu motor montado à mão, o mais potente V8 de sempre da marca estadounidense destinado a um automóvel de produção em série. Com 5,2 litros de capacidade, totalmente construído em alumínio e sobrealimentado por um compressor Roots de 2,65 litros montado em posição invertida, e dotado de um permutador de calor ar/água, conta ainda com bielas forjadas de maiores dimensões, lubrificação melhorada e anuncia uma potência superior a 700 cv.
A potência é transmitida ao eixo posterior através de um veio de transmissão d em fibra de carbono, sendo a única caixa de velocidades disponível a pilotada Tremec, de dupla embraiagem e sete velocidades, que a Ford garante estar apta a realizar trocas de mudança em menos de 100 milésimos de segundo com a maior das suavidades. Conta com função launch control, e p seu funcionamento ajusta-se automaticamente aos vários modos de condução disponíveis: normal, piso escorregadio, desportivo, drag e circuito.
Para lidar com o impressionante rendimento da sua unidade motriz, o novo Mustang Shelby GT500 recebeu das melhores soluções que a Ford dispõe em termos de chassis activos, algumas herdadas do superdesportivo Ford GT e do Mustang GT4 de competição, assim como pneus Michelin orientados para uma utilização em pista e um sistema de travagem de origem Brembo. Com uma geometria de suspensão revista, o modelo conta ainda com uma nova unidade de assistência da direcção, molas mais leves em ambos os eixos, a mais recente geração do sistema de amortecimento activo e as derradeiras evoluções dos sistemas electrónicos de auxílio à condução da Ford Performance – tudo concorrendo para que este seja o Mustang que maiores acelerações laterais é capaz de alcançar, para um melhor desempenho em circuito e um melhor controlo por parte do condutor.
Desenvolvidos em exclusivo pela Michelin para a Ford Performance foram os pneus Pilot Sport 4S, ou os ainda mais extremos Pilot Sport Cup 2, que podem equipar o Mustang Shelby GT500. Já a Brembo forneceu os imponentes discos de travão com 420 mm de diâmetro (os maiores alguma vez montados num coupé desportivo norte-americano), actuados por pinças de seis pistões.
Como se tudo isto não bastasse, a Ford propõe, igualmente, dois pacotes destinados a sublimar as potencialidades do novo Shelby GT500. O denominado Handling Package inclui suspensões ajustaveis e um imponente deflector traseiro. O ainda mais radical Carbon Fiber Track Package é composto pelas jantes de 20” com pneus traseiros Michelin Pilot Sport Cup 2 mais largos, pela asa traseira em fibra de carbono regulável e pelos extremos do repartidor frontal com plano integrado, prevendo ainda a supressão do banco traseiro, para reduzir o peso do conjunto.
Entre os trunfos do modelo conta-se ainda uma aerodinâmica aperfeiçoada, bem como um habitáculo inspirado na competição. Aqui, referência para a aplicação em fibra de carbono no painel de instrumentos totalmente digital, as inserções em camurça com costuras contratantes nos painéis das portas, os bancos desportivos Recaro (ou eléctricos, aquecidos e com inserções em camurça ara os que buscam um maior conforto).