Novo Hyundai i30 chega no Verão com tecnologia mild hybrid
Já foram divulgadas as primeiras imagens e principais características do novo Hyundai i30, modelo que tem lançamento comercial marcada para o próximo Verão. Em destaque, a par da “inevitável” actualização estilística, a chegada à gama da tecnologia mild hybrid e a introdução do nível de acabamentos N-Line também na versão carrinha.
Em termos estéticos, referência para a grelha frontal de maiores dimensões, com efeito tridimensional, para as ópticas mais esguias de formato em “V” e para o pára-choques posterior de novo desenho. Na traseira também pontificam farolins de formato em “V”, com o objectivo de criar uma simetria entre os dois extremos do veículo.
Quando a linha N-LIne, passa a estar disponível, como referido, em todas as variantes de carroçaria, e também sofreu uma importante renovação. Provam-no a nova grelha frontal mais larga, os novos grupos ópticos e o design específico a secção dianteira, inspirado nos aviões a jacto, segundo afirma a marca sul-coreana. O redesenhado pára-choques traseiro, e as jantes de 17” ou 18” de novo desenho, são outros factores a ter em conta nas versões N-Line, que, nas carroçarias Hatchaback e Fastback, passam, igualmente, a contar cum uma distinta afinação da suspensão e direcção quando em combinação com os motores 1.5 T-GDi de 160 cv e 1.6 CRDi de 136 cv.
Para além destas duas unidades motrizes, a gama do revisto i30 incluirá, também, o motor 1.0 T-GDi de 120 cv, desde logo na sua versão “normal” e combinado com uma caixa manual de seis velocidades de série – podendo, em opção, e pela primeira vez, ter acoplada uma caixa pilotada de dupla embraiagem e sete relações em opção. Este mesmo motor também será disponibilizado numa nova variante com tecnologia mild hybrid assente num sistema eléctrico de 48 Volt e num alternador/motor de arranque intergados, neste caso em combinação com uma caixa manual de seis velocidades “inteligente” iMT (que desacopla o motor térmico sempre que o pedal de acelerador é libertado, para maior economia de combustível), podendo, opcionalmente, dispor de caixa de dupla embraiagem e sete velocidades.
Da gama fará ainda parte o motor 1.6 CRDi de 115 cv, com caixa manual de seis velocidades ou pilotada de dupla embraiagem e sete velocidades. Assim como os referidos 1.6 CRDi de 136 cv e 1.5 T-GDi de 160 cv, ambos dotados de tecnologia mild hybrid e combinados, de série, com a caixa iMT de seis velocidades, sendo, também para ambos, opcional a caixa pilotada de sete relações.
Relativamente ao interior, recebeu novas grelhas de ventilação e duas novas cores, a adicionar às já existentes, mas a alteração mais marcante prender-se-á com a introdução do painel de instrumentos totalmente digital de 7” e do novo sistema de infoentretenimento com navegação integrada e ecrã táctil de 10,25”, bem como do sistema de carregamento por indução para smartphones. No capítulo dos sistema de assistência à condução, referência para os novos assistente activo à manutenção na faixa de rodagem, alerta de tráfego pela traseira, alerta de arranque do veículo dianteiro e radar de monitorização do ângulo morto.