Novo Hyundai Kauai N revelado na íntegra
Depois de vários “aperitivos” (saiba mais aqui), a Hyundai revelou, finalmente, o novo Kauai N, o mais recente membro da sua família de desportivos, e sua primeira proposta do género em formato SUV. A este propósito, a casa coreana aproveitou, ainda, para dar a conhecer o novo lema da submarca N, “Never just drive”, e para anunciar não só que as gamas N e N Line serão ampliadas para dezoito modelos até 2022 (com opções deste género em todoss os principais segmentos do mercado), mas também que irá ampliar a sua presença no domínio da competição eléctrica, através de modelos de competição quer a bateria, quer a fuel cells.
Quanto ao Kauai N, com 4215 mm de comprimento, 1800 m de largura e 1565 de altura, para uma distância entre eixos de 2600 mm, e um peso de 1510 kg, é anunciado com um SUV de altas prestações com capacidade para evoluir em circuito. Para tal, conta, entre outros atributos, com diversas melhorias a nível estrutural, mormente pontos de soldadura adicionais e diversos reforços no châssis, capazes de incrementar a rigidez estrutural.
O motor 2.0 T-GDI, como havia sido já anunciado, oferece 280 cv e 392 Nm, permitindo ao Kauai N alcançar 240 km/h de velocidade máxima e cumprir os 0-100 km/h em 5,5 segundos, embora o modelo também seja proposto numa variante com “apenas” 250 cv. Em ambos os casos, a transmissão está a cargo da nova caixa pilotada N DCT de dupla embraiagem e oito velocidades com relações específicas e função launch control, sempre dotada das novas funções exclusivas N Power Shift (NPS), N Grin Shift (NGS) e N Track Sense Shift (NTS) – sendo que a NPS, activada quando, em aceleração, o pedal do acelerador supera 90% do respectivo curso, por forma a mitigar a redução do binário nas trocas de mudanças mais altas, eleva a potência para 290 cv na variante de topo.
Ainda a ter em conta neste particular, o diferencial autoblocante electrónico N Corner Carving, as jantes forjadas de 19”, revestidas por pneus de alta performance, e os travões de elevado rendimento e o sistema N Grin Control com cinco modos de conduão: Eco, Normal, Sport, N e Custom (personalizável). Tudo elementos que também farão parte da dotação de série da versão de 250 cv, o mesmo acontecendo com os dois ecrãs de 10,25 polegadas que servem o painel de instrumentos totalmente digital e o novo sistema de infoentretenimento com funções específicas, e com o exclusivo head-up display desportivo.