Novo Lamborghini Huracán Evo RWD: puro tracção traseira
Início de ano ao mais alto nível para a Lamborghini com a revelação do novo Huracán Evo RWD, versão de tracção exclusivamente traseira do desportivo da casa de Sant’Agata Bolognese, animada pelo conhecido V10 atmosférico de 5,2 litros, aqui capaz de disponibilizar 610 cv/8100 rpm e um binário máximo de 560 Nm/6500 rpm. Sendo a transmissão da potência às rodas assegurada por uma caixa pilotada LDF de dupla embraiagem e sete velocidades e função launch control, o modelo está apto a cumprir os 0-100 km/h em escassos 3,3 segundos, e os 0-200 km/h em 9,3 segundos, assim como a alcançar uma velocidade máxima de 325 km/h.
Mas, como a própria marca italiana sublinha, não obstante a espectacularidade das suas performances, o Huracán Evo RWD pretende ser uma máquina totalmente focada na eficácia pura e no absoluto prazer de condução. O que é garantido, por exemplo, pelo châssis construído em alumínio e fibra de carbono, e pela carroçaria em alumínio e termoplástico, que muito contribuem para garantir um peso a seco de apenas 1389 kg, distribuído numa proporção de 40/60 entre os eixos dianteiros e traseiro, para uma relação peso/potência de somente 2,28 kg/cv.
Referência, igualmente, para a suspensão por duplos triângulos com quadriláteros sobrepostos em ambos os eixos; para a direcção electromecânica LDS (Lamborghini Dynamic Steering com afinação específica; e para as jantes de 19” revestidas por pneus Pirelli P Zero especialmente desenvolvidos para este modelo, de medida 245/35 na frente, e 305/35 atrás (em opção, estão disponíveis jantes de 20” e travões carbocerâmicos, em substituição dos de aço, com um diâmetro de 365 mm na frente e de 356 mm atrás, propostos de série). Destaque obrigatório, também, para o novo sistema de controlo electrónico de tracção e estabilidade P-TCS especificamente calibrado para proporcionar sensações de topo a quem o conduz, estando apto, por exemplo, a entregar binário mesmo durante a fase em que o automóvel está a realinhar-se após uma deriva de traseira ou uma derrapagem, evitando um corte abrupto de potência e assegurando uma melhor tração à saída das curvas – sendo tal entrega modulada em função dos modos de condução seleccionados através do sistema ANIMA: Strada, Sport e Corsa.
Visualmente, o Huracán Evo RWD distingue-se, fundamentalmente, no exterior, pelo novo repartidor dianteiro, pelas aletas verticais no interior das tomadas de ar dianteiras de maiores dimensões e pelo pára-choques traseiro em preto de alto brilho com novo difusor, exclusivo deste modelo. Disponível a partir da Primavera do próximo ano, custa qualquer coisa como €159 443… antes de impostos!