CompararComparando ...

Novo McLaren 765LT: o mais leve, potente e eficaz de sempre

Artigo
Novo McLaren 765LT: o mais leve, potente e eficaz de sempre

Não mais do que 765 unidades serão produzidas do novo McLaren 765LT, a nova versão de topo da denominada família Super Series da marca de Woking. Mais leve, mais potente, e com níveis ainda mais elevados de performance em estrada como em circuito, é anunciado pelo construtor britânico como o modelo da gama LT dinamicamente mais evoluído e envolvente de sempre – o que não é pouco, quando se tem em consideração que o seu primeiro membro foi o McLaren F1 GTR de competição.

Uma das principais preocupações dos engenheiros da McLaren foi a redução do peso, conseguindo que o 765LT seja uns impressionantes 80 kg mais leve do que o já de si ligeiro 720S graças ao uso extensivo da fibra de carbono nos painéis da carroçaria e outros componentes, à optimização da mecânica e do châsis, e à supressão de dispositivos de conforto como, como o ar condicionado e o sistema de som (que podem ser incluídos sem custo adicional, caso seja esse o desejo dos proprietários). Em concreto, o suporte da chapa de matrícula, o splitter dianteiro, os dois pára-choques, o piso frontal, as saias laterais, a asa traseira activa e o difusor posterior alongado (todos específicos do 765LT) são em fibra de carbono; carbono; o sistema de escape integralmente construído em titânio (com quatro ponteiras redondas montadas em posição central) pesa apenas 10,9 kg, ou seja, é 40% mais leve do que um em aço, e 3,8 kg mais leve do que o do 720S; as jantes forjadas exclusivas do 765LT, revestidas por pneus Pirelli P Zero Trofeo R feitos sob medida, são 22 kg mais leves do que as do 720S.

Capot, guarda-lamas dianteiros e traseiros e portas são, de série, em alumínio, podendo, em opção, ser em fibra de carbono, para uma redução adicional do peso. Ao passo que as novas molas da suspensão permitiram poupar 1,5 kg; o túnel central específico (com apenas 0,8 mm de espessura) proporcionou uma redução de mais 1,4 kg; o pinhão e a cremalheira do diferencial são em 20NiCH, material normalmente utilizado na Fórmula 1; e a bateria de iões de lítio é 3,0 kg mais leve do que a do 720S.

A “dieta” passou, igualmente, pelo interior: bancos com estrutura em fibra de carbono (18 kg mais leves do que os do 720S); revestimentos em Alcantara; supressão da alcatifa nas áreas horizontais do piso do habitáculo; bolsas nas portas substituídas por redes; vidro das janelas laterais de menor espessura (solução pela primeira vez utilizada num LT dos tempos modernos; pilares e pára-brisas traseiros em policarbonato; secção superior das portas em fibra de carbono. Contas feitas, na sua especificação mais ligeira (ou seja, incluindo todos os opcionais em fibra de carbono, mormente as baquets de competição, com apenas 3,5 kg de peso cada), o 765LT é 80 kg mais leve do que o 720S, pesando não mais do que 1229 kg.

Passando ao motor, que muito ajuda a fazer do 765LT o mais poderoso e eficaz LT de sempe autorizado a circular na via pública, o 4.0-V8 biturbo recebeu apoios mais rígidos, pistões em alumínio forjado, uma junta de cabeça com três camadas (semelhante à utilizada no McLaren Senna), martelos das válvulas revestidos a carbono e uma nova gestão, estando apto a debitar 765 cv/7500 rpm e um binário máximo de 80 Nm/5500 rpm. As relações de transmissão foram optimizadas para beneficiar a aceleração e as recuperações (15% mais céleres co que no 720S), com o modelo a anunciar 2,8 segundos nos 0-100 km/h, 7,2 segundos nos 0-200 km/h e uma velocidade máxima de 330 km/h.

Para incrementar a eficácia dinâmica do 765LT, assim como a envolvência da condução, a direcção conta com uma desmultiplicação mais directa e uma barra de torsão mais rígida, a suspensão de amortecimento pilotado recebeu uma nova programação, ao mesmo tempo que foi rebaixada 5 mm na frente (mantendo-se inalterada atrás) e a via dianteira é 6 mm mais larga. A isto há que juntar uma downforce 25% superior à do 720S, e um sistema de travagem com discos carbono-cerâmicos e as mesmas pinças do McLaren Senna para condução em circuito, estão disponíveis, em opção, os discos utilizados no McLaren Senna e pastilhas de travão específicas.

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon