Novo Mercedes-AMG G 63 em Genebra. Chega em Junho
Já em período de contagem decrescente para a edição deste ano do Salão de Genebra, vão sendo naturalmente conhecidas cada vez mais novidades a revelar no certame helvético, como é o caso do novo Mercedes-AMG G 63, disponível para encomenda a partir de 16 de Março, e com primeiras entregas previstas para Junho. É a chegada da versão mais performante da nova geração do emblemático todo-o-terreno “puro e duro” da marca da estrela, recentemente sujeito à sua mais profunda evolução de sempre.
Obviamente, um dos principais elementos em destaque no novo G 63 é o seu motor, com o 5.5-V8 biturbo da anterior geração a dar lugar ao 4.0-V8 biturbo com injecção directa, dois turbos twin sroll montados no interior do “V” formado pelas bancas de cilindros e sistema de desativação de cilindros, capaz de desligar o segundo, terceiro, quinto e oito cilindros entre as 1000-3250 rpm quando seleccionado o modo de condução Comfort, para maior economia de combustível – sendo o consumo combinado anunciado do modelo de 13,2 l/100 km. Um valor que não poderá deixar de considerar-se apelativo quando em causa está um verdadeiro TT com praticamente 2,5 toneladas, cujo motor debita 585 cv/6000 rom e um binário máximo de 850 Nm, constante entre as 2500-3500 rpm, e por isso capaz de cumprir os 0-100 km/h em escassos 4,5 segundos, e de alcançar uma velocidade máxima electronicamente limitada a 220 km/h (240 km/h com o opcional pacote Driver’s Package).
Ao motor está acoplada a caixa automática AMG Speedshift TCT 9G, de nove relações, com os modos de funcionamento específicos Sport e Sport+. Naturalmente, também não faltam as inevitáveis “redutoras”, agora com uma relação de 2,93 (2,1 no anterior modelo) e seleccionáveis em andamento até aos 40 km/h, sendo a operação inversa possível até aos 70 km/h. Tudo isto se combina com o sistema de tracção integral AMG Performance 4Matic, com uma repartição estática de 40:60 (50:50 no modelo anterior) e três diferenciais totalmente bloqueáveis, também em andamento, em “altas” como em “baixas”, para que poucos sejam os obstáculos no fora de estrada que o G 63 não consiga superar.
A suspensão AMG Ride Control conta com triângulos sobrepostos na frente, eixo rígido traseiro (com barra Panhard e dois braços de guiamento de cada um dos lados) e amortecimento pilotado com os modos Comfort, Sport e Sport+. A altura ao solo é de 241 mm, dispondo as molas de uma taxa de 82 mm em compressão e de 142 mm em extensão.
A direcção electromecânica de assistência variável oferece os modos Comfort e Sport, seleccionáveis através do sistema Dynamic Select, pela primeira vez disponível no Classe G. Aqui, há que contar com nada menos do que oito modos de condução: cinco destinados a uma utilização em asfalto (Piso Escorregadio, Conforto, Sport, Sport+ e Individual), e três vocacionados para o fora de estrada (Areia, Trilhos e Pedras).
Visualmente, e no exterior, o novo G 63 distingue-se pela grelha AMG específica, pelo pára-choques AMG com tomadas de ar laterais de grandes dimensões, pela iluminação exterior integralmente por LED de alta performance (ópticas dianteiras Multibeam LED em opção), pelos guarda-lamas alargados para poder albergar rodas mais largas (pela primeira vez, pode montar jantes de 22”), pelas ponteiras de escape laterais montadas sob as portas traseiras, pelas pinças de travão vermelhas e pelos discos de travão ventilados e perfurados. No interior, o principal destaque vai para o novo volante AMG Performance com patilhas de comando da caixa galvanizadas.
Como é da praxe, no lançamento estará disponível uma versão especial Edition 1, marcada por elementos como as faixas vermelhas nas caixas dos retrovisores, o pacote AMG Night Package (composto por diversos elementos em preto btilhante) ou as jantes de 22” forjadas com aros vermelhos. Os pormenores em vermelho estendem-se ao habitáculo, caso das costuras contrastantes dos bancos, painéis das portas, consola central painel frontal e volante, ou dos pormenores nos acabamentos em fibra de carbono.