Novo Mercedes-AMG GLA 45 4Matic+/45 S 4Matic+ revelados
Já foram revelados os movos GLA 45 4Matic+ e GLA 45 S 4Matic+, as versões mais extremas da mais recente geração do SUV compacto a marca da estrela. Como tem sido da praxe desde que oi lançado o novo Classe A, e todos os seus derivativos, as respectivas variantes desenvolvidas pela Mercedes-AMG são propostas em declinações, a que pode considerar como a “base”, e mais potente e dotada “S”.
Em ambos os casos, e como habitualmente, lá estão a fazer a diferença elementos como a grelha AMG específica, as ópticas LED High Performance propostas de série, os guarda-lamas alargados, as entradas de ar de grandes dimensões com aplicações cromadas ou o repartidor dianteiro com acabamento cromado. No GLA 45 4Matic+ as jantes são de 19” com dez raios, e as ponteiras de escape redondas, com 82 mm de diâmetro; ao passo que o GLA 45 S 4Matic+ conta com jantes de 20” de cinco braços duploes e ponteiras de escape ovais com 90 mm de diâmetro.
O interior também conta com inúmeros elementos distintivos, já habituais nos modelos da marca de Affalterbach. Neste particular, o destaque vai para a versão GLA 45 S 4Matic+, que vê a sua desportividade reforçada pelos vários elementos em amarelo, nomeadamente as costuras contrastantes aplicadas nos bancos, na consola central, nos painéis interiores das portas e no volante AMG Performane incluído no equipamento de série, e o qual possui, ainda, uma marca central da mesma cor.
Quanto à dotação mecânica, o GLA 45 4Matic+ recorre ao conhecido motor 2.0 turbo na sua versão com 387 cv e 480 Nm, capaz de permitir ao modelo cumprir os 0-100 km/h em 4,1 segundos e alcançar uma velocidade máxima electronicamente limitada a 250 km/h. No caso do GLA 45 S 4Matic+, este mesmo bloco disponibiliza 421 cv e 500 Nm, para uma aceleração 0-100 km/h cumprida em 4,0 segundos e uma velocidade máxima electronicamente limitada a 270 km/h.
Em qualquer dos casos, a transmissão da potência ao solo está a cargo da caixa pilotada AMG Speedshift DCT 8G de dupla embraiagem e oito velocidades, com função Race-Start, e do sistema de tracção integral AMG Performance 4Matic+ com repartição selectiva do binário no eixo traseiro. Um atributo garantido pelo sistema AMG Torque Control, que recorrer a um diferencial posterior equipado com duas embraiagens multidisco – uma para cada roda.
Ainda a ter em conta nas mais radicais variantes do novo GLA, a suspensão do tipo McPherson na frente, e do tipo multilink, com quatro braços, atrás, que em opção pode montar o sistema de amortecimento adaptativo AMG Ride Control com três modos de funcionamento. Por fim, e sempre dotado de discos ventilados e perfurados, o sistema de travagem, na versão base, recorre, na frente, a pinças monobloco fixas de quatro pistões e a discos com 350 mm de diâmetro, contando, atrás, com pinças de travão flutuantes de um pistão e discos com 330 mm atrás; enquanto que a versão mais potente (assim como a base, quando equipada com o opcional pack AMG Dynmamic Plus) monta, na dianteira, pinças fixas de seis êmbolos e discos com 360 mm de diâmetro.