CompararComparando ...

Novo Mercedes-AMG GLE 53 4MATIC+: alarga-se a gama desportiva

Artigo
Novo Mercedes-AMG GLE 53 4MATIC+: alarga-se a gama desportiva

Destina-se ao segmento que mais cresce no mercado uma das mais recentes criações da Mercedes-AMG, na forma do novo GLE 53 4MATIC+. A variante mais acessível das elaboradas pela divisão desportiva da marca da estrela com base no seu SUV de médio porte tem como um dos principais argumentos o seu motor: um seis cilindros em linha a gasolina de 3,0 litros, dotado de um turbocompressor e de um compressor eléctrico auxiliar, capaz de disponibilizar 435 cv de potência e um binário máximo de 520 Nm.

A unidade motriz é coadjuvada por um alternador/motor de arranque EQ Boost, instalado entre o próprio motor e caixa automática AMG Speedshift TCT 9G de nove velocidades, que fornece momentaneamente um rendimento adicional de 22 cv e 250 Nm, e tem ainda como função alimentar o sistema eléctrico de 48 Volt. Com tudo isto, o modelo anuncia não mais do que 5,3 segundos nos 0-100 km/h, estando a velocidade máxima, como é hábito, electronicamente limitada aos 250 km/h.

Do lote de atributos do GLE 53 4Matic+ fazem ainda parte o sistema de tracção integral permanente AMG Performance 4Matic+, com distribuição totalmente variável do binário, e a suspensão pneumática AMG Ride Control+, com estabilização activa e independente nos eixos dianteiro e traseiro, e cinco opções de funcionamento: Comfort, Sport, Sport+, Trail e Sand. Nos três primeiros a altura ao solo é reduzida em 15 mm (a partir dos 120 km/h no Comfort, na generalidade das situações nos modos Sport e Sport+); os dois últimos destinam-se a uma utilização no fora de estrada, e permitem aumentar a altura ao solo em 55 mm.

Também o selector dos modos de condução AMG Dynamic Select inclui os modos Trail e Sand, a par dos Slippery, Comfort, Sport; Sport+ e Individual – ajustando, para o efeito, o desempenho da direção, a resposta do motor e da caixa, a firmeza do amortecimento e a sonoridade do escape. Referência, ainda, para o sistema de travagem com discos dianteiros ventilados e perfurados, com 400 m de diâmetro e actuados por pinças fixas de dois pistões, e discos traseiros ventilados com 345 mm de diâmetro e pinças flutuantes de pistão único.

A distinguir, visualmente, o novo GLE 53 4Matic+ está, desde logo, a grelha específica com quinze aletas verticais cromadas, a que se juntam todos aqueles elementos habituais nos modelos da Mercedes-AMG, bem como as jantes de 20” propostas de série (de 21” e 22” em opção). Já no interior, menção para a opcional terceira fila de bancos, que permite aumentar a lotação para sete lugares, e para as funções específicas incluídas no painel de instrumentos totalmente digital e no sistema de infoentretenimento MBUX.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
100%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon