Novo Mercedes-AMG GT R Roadster : 585 cv de cabelos ao vento
Invejável dinamismo para a Mercedes-AMG, que lança novos modelos a um ritmo impressionante, tendo em conta a respectiva exclusividade, sendo disso exemplo o novo GT R Roadster. Trata-se da versão descapotável do coupé com o mesmo nome, produzida numa edição limitada a 750 unidades numeradas, e cujo principal elemento distintivo é, naturalmente, a capota de lona de três camadas, com estrutura em alumínio, magnésio e aço, a mesma que equipa as restantes variantes “abertas” do superdesportivo germãnico.
De resto, os atributos do novo AMG GT R Roadster são basicamente, os mesmos da versão com tejadilho rígido de que deriva, o que está longe de ser um handicap. Caso do motor 4.0-V8 biturbo com 485 cv e 700 Nm, capaz de lhe permitir cumprir os 0-100 km/h em 3,6 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 317 km/h. Uma unidade motriz que tem acoplada a caixa pilotada AMG Speedshift DCT 7G, de dupla embraiagem e sete velocidades, montada em bloco com o diferencial traseiro, e de dupla embraiagem disposta no eixo traseiro, e faz uso de um sistema de escape que reduz o peso do veículo em cerca de 6 kg, graças à panela traseira em titânio e à utilização de aço inoxidável de parede fina na secção dianteira – destacando-se, ainda, pela ponteira central de grandes dimensões e formato hexagonal, complementada por duas saídas adicionais, colocadas de cada um dos lados do difusor traseiro, com ponteiras em fibra de carbono.
Ainda a ter em conta a suspensão pilotada AMG Ride Control, o eixo traseiro direcional, a aerodinâmica activa e o sistema de travagem com discos ventilados e perfurados, com 390 mm de diâmetro na frente, e 360 mm de diâmetro atrás. Sendo uma opção os discos carbocerâmicos, 15 kg mais leves no seu conjunto, e também mais resistentes e duráveis, com 402 mm de diâmetro na frente, e 360 mm atrás.