Novo Mercedes Classe A em 2018
Se a actual geração do Classe A iniciou um ciclo, em termo de design, para a Mercedes, que se encerrou com o lançamento da mais recente geração do Classe E, o compacto da marca da estrela volta a ser o modelo eleito para inaugurar, já em 2018, um novo ciclo. Do que se conhece da maquete que se pode, mais do que ver, vislumbrar, e das palavras de Gorden Wagener, reponsável máximo pelo design da casa de Estugarda, ao Automotive News, o futuro Classe A será o seu primeiro modelo a recorrer a uma nova linguagem através da qual a Mercedes pretende reinventar-se, por forma a continuar a ser a marca de prestígio mais vendida no planeta (titulo conquistado em 2016, quatro anos antes do inicialmente estabelecido).
Trata-se de um estilo muito desportivo e agressivo, mas com contornos mais suaves do que no modelo em comercialização, dominado por uma grelha frontal ao estilo “predador”, mais alongada do que a actual, e por um único vinco lateral, ao contrário dos três que hoje exibe. As proporções desportivas e dinâmica, ao invés de através de arestas, serão definidas por um jogo de sombras.
Um dos objectivos desta medida é evitar a repetição, o que ajudar a perceber por que o Classe A, de uma geração para a outra, sofrerá tão radical evolução estilística, por oposição ao habitual na Mercedes, e ainda é prática nas suas rivais.