Novo Mercedes EQS: Classe S 100% eléctrico chega em 2021
Prossegue a ofensiva eléctrica da Mercedes com o novo EQS, a versão exclusivamente eléctrica da mais recente geração do Classe S, com lançamento anunciado já para 2021. Pese embora possa ser considerado como a variante eléctrica do recém-apresentado Classe S (saiba mais aqui), o EQS tem por base uma nova arquitectura modular desenvolvida especificamente para os modelos de luxo da marca da estrela, passível de ser utilizada em distintos modelos, de berlinas a SUV de grande porte, por permitir variar elementos como a distância entre eixos, a largura de vias e todos os componentes do sistema de propulsão, nomeadamente a bateria.
Para já, o fabricante teutónico não adianta grandes detalhes relativamente à sua novel criação, não deixando, contudo, de apontar para uma autonomia máxima da ordem dos 700 km, e para o facto de o EQS beber parte da sua inspiração estilística no protótipo Vision EQS, revelado no Outono de 2019 – algo que as fotografias das unidades de desenvolvimento, ainda bastante camufladas, tenderá a confirmar. Garantido está, também, que a mesma base mecânica servirá, pelo menos, mais três propostas do mesmo género: o EQS SUV, o EQE e o EQE SUV (os dois últimos, como a sua própria sigla indica, encontrando correspondência no Classe E).
Mas a aposta da casa de Estugarda nesta solução de mobilidade não estará reservada ao limite superior da respectiva gama. Também o GLA e o GLB terão direito a uma derivação totalmente eléctrica, na forma dos futuros EQA e EQB, respectivamente, ambos a lançar, de igual modo, em 2021, mas com o EQA a ter início de produção confirmada ainda antes do final deste ano, o que permite deduzir será o primeiro a chegar ao mercado.