Novo Mercedes GLS revelado e com inédita versão de seis lugares
A Mercedes já deu a conhecer a nova geração do GLS, o mais luxuoso membro da sua família de SUV. Ainda maior do que o seu antecessor, o modelo conta com um importante leque de novidades, que fazem desta uma das propostas mais evoluídas da sua categoria, a par de uma estética totalmente renovada, que segue as mais recentes tendências de design da marca da estrela e garante um Cx de 0,32. Neste particular, destaque para elementos como a grelha frontal vertical, as protecções inferiores cromadas, o capot com duas bossas e os faróis Multibeam LED, com 112 LED cada, propostos de série.
Com 5207 mm de comprimento, 1956 mm de largura e 3135 mm de distância entre eixos, o novo GLS cresceu 77 mm em comprimemto, 22 mm em largura e 60 mm entre eixos face ao seu antecessor, o que ajuda a fazer do seu interior, revestido a pele de série, um dos seus mais destacados atributos, pelo aumento de espaço que proporciona aos seus passageiros. Aqui, é possivel encontrar três filas de bancos, a segunda com três lugares de série, mas que, opcionalmente, e pela primeira vez, pode dispor de apenas dois luxuosos bancos com apoios de braços, ao passo que a terceira está apta a acomodar ocupantes com até 1,94 m de altura e até oferece tomadas USB.
Todos os seis ou sete bancos contam com regulação eléctrica e aquecimento, e os da terceira fila oferecem a função Easy-Entry, para um mais fácil acesso. Todos os bancos são, também, rebatíveis electricamente, inclusive a partir da bagageira, através de botões instalados nos pilares traseiros, permitindo aumentar a capacidade da mala até 2400 litros. Os bancos da segunda fila rebatem as costas na proporção 40/20/40, e o assento na proporção 60/40; ficando os da terceira fila integrados no piso, para criar uma superfície de carga totalmente plana.
Ainda no habitáculo, menção para o novo volante multifunções, para a consola central elevada, que se estende aos lugares traseiros e oferece carregamento por indução para smartphones, para o opcional ar condcionado de cinco zonas e para o sistema de infoentretenimento MBUX, com dois ecrãs de 12”. Novidade é o sistema de entretenimento traseiro MBUX com dois ecrãs tácteis de 11,6”, para assistir a filmes, ouvir música e navegar na Internet, e que pode ser complementado pelo Pack Rear Comfort Plus, com dois tablets Android 7” integrados apoio de braços da segunda fila bancos e removíveis, destinados a controlar todas as funções do sistema MBUX, bem como Pack Rear Seat Comfort e o sistema de controlo automático da climatização dos bancos traseiros.
Na gama de motores, a grande novidade é as unidades a gasolina disporem de motor de arranque/alternador integrado, sistema EQ Boost e sistema eléctrico de 48 Volt. A versão GLS 580 4Matic de topo recorre a um V8 de 489 cv e 700 Nm, que a espaços, e por curto períodos de tempo, pode contar com o adicional de 22 cv e 250 Nm disponibilizado pelo EQ Boost. Benefício garantido também ao seis cilindros em linha de 367 cv e 500 Nm que equipa o GLS 450 4Matic, não disponível na Europa – onde, em contrapartida, são propostas as variantes animadas pelo seis cilindros em linha turbodiesel, na forma do GLS 350 d 4Matic (286 cv e 600 Nm) e do GLS 400 d 4Matic (330 cv e 700 Nm).
Todos os motores estão associados, de série, a uma caixa automática 9G-Tronic de nove relações e ao sistema de tracção integral 4Matic, capaz de fazer variar a repartição do binário entre 0-100% para qualquer dos eixos, e que, pela primeira vez, pode dispor de “redutoras”, para uma maior capacidade de progressão no fora de estrada. Também de série é a suspensão pneumática Airmatic com amortecimento adaptativo, sendo opcional o sistema E-Active Body Control com função Curve, (em que o controlo individual das forças de compressão e extensão contraria o adornar da carroçaria em curva, assim como a respectiva oscilação vertical e afundamento) e Road Surface Scan (em que câmaras “lêem” a estrada, permitindo antecipar a resposta da suspensão).
Igualmente interessante, a nova funcionalidade Carwash, também proposta de série, e que permite preparar o novo GLS para a lavagem. Aqui, além da regulação da suspensão para a posição mais elevada, para facilitar a limpeza das cavas das rodas, os retrovisores exteriores são recolhidos, os vidros e o tecto de abrir são fechados, o sensor de chuva é desactivado, a climatização muda para o modo de recirculação de ar e, decorridos oito segundos, é activada a imagem dianteira da câmara panorâmica, para auxiliar o condutor quando da entrada na estação de lavagem. A configuração é automaticamente desactivada quando o condutor abandona a lavagem e supera os 20 km/h.