Novo Mini Countryman quase pronto para Paris
A Mini não pára, e vai lançando sucessivas variantes da mais recente geração do seu emblemático modelo. Agora, foi o Countryman que voltou a ser avistado em testes de desenvolvimento, com bastante menos camuflagem do que anteriormente. Desapareceram, também, as falsas ópticas dianteiras e traseiras, parecendo o modelo ter crescido significativamente face ao seu antecessor, tanto em comprimento como em largura, o que, a confirmar-se, se traduzirá, decerto, em mais espaço tanto para passageiros como para bagagens.
Ao que tudo indica, o novo Countryman terá por base a plataforma do novo BMW X1, o que significará que, desta feita, a marca bávara aposta mais em fazer deste um verdadeiro SUV, e não um veículo de vocação mais urbana que se parece como tal. De série, o modelo contará com tracção apenas dianteira, mas também será proposta a tracção integral, restando saber se a mesma estará disponível em toda a gama de motores (que se prevê abrangente, tanto a gasolina como Diesel), ou apenas com as unidades motrizes mais “musculadas”. Do catálogo deverão ainda fazer parte uma variante desportiva JCW, com 231 cv, assim como uma opção híbrida plug-in (em que o motor térmico de três cilindros, 1,5 litros e 136 cv fará mover as rodas dianteiras, e o motor eléctrico, com cerca de 102 cv e 250 Nm, destina-se a animar o eixo traseiro, por forma a garantir uma boa tracção e uma correcta distribuição do peso a um veículo com quase 240 cv de potência combinada).
À partida, a estreia do novo Mini Coutryman estará aprazada para Outubro, no Salão de Paris, devendo as versões JCW e híbrida plug-in ser lançadas uns meses mais tarde, provavelmente no Salão de Genebra de 2017.