Novo motor 1.0 SIDI Turbo em estreia no Opel Adam em 2014
O Adam foi o modelo eleito pela Opel para estrear, em 2014, o seu novo motor de três cilindros e 1,0 litros, estando a primeira aparição pública desta unidade motriz agendada para Setembro, no “inevitável” Salão de Frankfurt.
Com 115 cv de potência e um binário máximo de 166 Nm, disponível de forma constante entre as 1800 rpm e as 4700 rpm, o novo tricilíndrico é anunciado pela marca do relâmpago como uma referência do mercado não só em termos de consumos e emissões, mas também ao nível do silêncio e da suavidade de funcionamento – alegadamente superior nesta matéria a muitos motores de quatro cilindros.
Adoptando a designação comercial 1.0 SIDI Turbo, esta unidade motriz é a primeira de uma nova família de motores modulares da Opel, com três ou quarto cilindros e capacidades até 1,6 litros. Entre as suas principais características, referência para a injecção directa de gasoline, para a sobrealimentação, para a distribuição variável contínua e para a construção integralmente em alumínio.
Em termos de eficiência, a Opel faz saber que o novo 1.0 SIDI Turbo consegue ser 20% mais económico do que o actual 1.6 atmosférico que a marca utiliza em alguns dos seus modelos, sendo esperadas emissões de CO2 abaixo de 100 g/km na generalidade das suas aplicações. Para esta prestação contribuirá a nova caixa de seis velocidades bastante compacta (375 mm de comprimento) e leve (apenas 37 kg) que estará acoplada a este novo motor.
[doptg id=”36″]