Depois da festa, o novo Mustang chega à Europa em 2015
A Ford celebra em 2014 os cinquenta anos do seu Mustang e tratando-se de um dos modelos mais icónicos do mundo automóvel, que conta com uma legião de apaixonados, é natural que 2014 seja um ano de comemorações por esse mundo fora, celebrando este modelo em ambiente de festa. Na Europa é caso para dizer que a “festa fecha com chave de ouro” pois a nova geração do Mustang será comercializada no Velho Continente logo em 2015. Para os europeus esse é o grande presente neste aniversário do Mustang e ficam assim com duas razões para comemorar: os 50 anos do Mustang e a vinda do próximo modelo. Tal como comenta a directora de comunicação e relações públicas da Ford Lusitana, Anabela Correia, “a Ford irá pela primeira vez nos 50 anos do Mustang comercializar oficialmente na Europa este modelo, pelo que não existe melhor forma de celebrar ambos os acontecimentos que não seja com aqueles que são os verdadeiros fãs e entusiastas do Mustang, os seus proprietários”.
E foi isso mesmo que aconteceu no passado fim de semana na forma de um passeio que reuniu vários modelos de várias gerações do Mustang num trajecto que começou em Sintra e terminou num concessionário da marca, passando pela exposição dedicada ao Mustang patente na Motorclássico na FIL. O modelo mais antigo da caravana datava de de 1964, um 289 V8 hardtop, ao passo que o mais novo foi um Mustang 3.7 V6 de 2013, mas houve mais Mustangs a ecoarem pela estrada com vários exemplares da década de 60, um Mach 1 de 1971 e ainda um GT 4.6 V8 de 2006 a compor a comitiva nesta iniciativa que contou com a organização do Mustang Clube de Portugal com a colaboração da ACAL – Associação de Clássicos e Antigos da Lezíria e da Ford Lusitana.
Esta foi apenas uma das inúmeras iniciativas que irão decorrer um pouco por todo o mundo fora pois há cinquenta anos que o Mustang é um dos maiores símbolos automóveis da indústria norte-americana, sendo produzido ininterruptamente desde 1964. A data exacta do seu “nascimento público” é 17 de Abril de 1964, dia em que o Mustang foi revelado no pavilhão da Ford no “New York World Fair”, tendo começado a ser comercializado nesse mesmo dia nos concessionários da marca. A patir daí trilhou o seu caminho de sucesso até comemorar agora 50 anos que poderemos perfeitamente apelidar de 50 anos de paixão automóvel.