Novo Nissan Qashqai: em 2021 com inédita versão híbrida
A Nissan acaba de libertar a primeira imagem da próxima geração do Qashqai, a terceira da história de um modelo que, desde o seu lançamento em 2007, vendeu já mais de cinco milhões de exemplares, cerca de três milhões dos quais em solo europeu. Com chegada ao mercado prevista para 2021, o novo Qashqai, para já, revela apenas parte da respectiva secção dianteira, embora também possa ser visto em pleno, mas em formato de protótipo de desenvolvimento, ainda muito camuflado, num vídeo igualmente disponibilizado pela marca japonesa.
Ainda assim, são já alguns, e não pouco interessantes, os dados desvendados acerca da nova geração daquele que é considerado como o precursor dos SUV compactos, e continua a ser uma das principais referências da sua classe. Do modelo original mantém o conceito geral, assente, segundo o seu construtor, num design elegante, numa carroçaria espaçosa e em grupos motopropulsores eficiente, atributos agora combinados com uma superior qualidade geral e com uma experiência de condução digna de modelos do segmento superior.
A definição do design do novo Qashqai foi liderada pelo centro de estilo europeu da Nissan, sediado em Londres, e do mesmo nada mais se sabe, por ora, do que aquilo que é possível perceber através da única imagem disponível, sendo a frente dominada pelas ópticas por LED da nova geração, com assistente máximos e adaptação do feixe de luz às condições de circulação do momento. Também o interior é, ainda, uma incógnita, embora a casa nipónica não deixe de adiantar que no mesmo marcará presença, a partir do nível de equipamento N-Connecta, o novo sistema Pro-Pilot com navegação integrada preditiva Navi-Link, que integra soluções como o cruise control adaptativo com função stop&go; a assistência activa à manutenção na faixa de rodagem, integrada com o sistema de monitorização do ângulo morto; o alerta de tráfego cruzado pela traseira; e o sistema de leitura de sinais de trânsito com assistente inteligente de velocidade máxima – entre outras funcionalidades.
Primeiro modelo da Nissan destinado à Europa a ter por base a nova plataforma modular CMF-C da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, o novo Qashqai conta com mais 50% de aço de
ultraelevada resistência do que o actual, bem como com portas, pára-choques dianteiro e capot construídos em alumínio. Daqui resultam um aumento da rigidez estrutural de 41%, uma superior resistência aos impactos, uma estrutura 21 kg mais leve e uma que pesa menos 60 kg, tudo concorrendo para um melhor comportamento dinâmico e para um aumento da segurança.
Ainda no capítulo da dinâmica, referência para os melhoramentos operados na direcção, por forma a torná-la mais rápida e precisa, e para a suspensão, do tipo MacPherson na frente, com o eixo posterior a recorrer a um eixo semi-rígido nas versões de tracção dianteira com rodas até 19”, e a uma geometria do tio multilink nas variantes de tracção integral com rodas de 20”. Quanto aos motores, estará disponível o novo quatro cilindros a gasolina de 1,3 litros do consórcio franco-nipónico, com tecnologia mild hybrid e proposto em dois níveis de potência, assim como um grupo motopropulsor híbrido da família e-Power, tecnologia exclusiva da Nissan, em que se combinam um motor eléctrico com um motor a gasolina, mas funcionando este apenas enquanto gerador, a regime constante, para, quando esgotada a carga da bateria, fornecer directamente energia ao motor eléctrico, o único que faz mover as rodas, o que garante, desde logo, a rapidez e intensidade de resposta características dos motores eléctricos.