Novo Opel Astra recupera sigla GSi
Já não constituirá novidade para ninguém a forte aposta que o novo Astra constitui para a Opel, pelo que também não será surpresa que a marca alemã se muna de todas as suas melhores armas para impor sem margem para dúvida o seu novo familiar compacto. Parecendo certo que um dos argumentos passará por criar uma oferta tão diversificada e abrangente quanto possível, e outro pela utilização das técnicas de marketing que melhor permitam cumprir tal desiderato.
Assim se explica que, ainda o novo Astra não chegou ao mercado (o lançamento oficial está marcado para Setembro próximo, no Salão de Frankfurt), e já a Opel trabalhe afincadamente numa das suas variantes desportivas, que ainda para mais promete recuperar uma sigla histórica para a marca e para o segmento em que se irá inserir. Referimo-nos, pois, ao futuro Astra GSi (designação que vem dos tempos do Kadett, e que no Astra “continental” – quando comercializado sob a égide da Vauxhall, foi sempre esta a designação do modelo – apenas foi utilizada na primeira geração, de 1998), cujos testes de desenvolvimento já tiveram início, inclusive no circuito de Nürburgring.
Além da aparência exterior mais agressiva – marcada pelos habituais apêndices aerodinâmicos; pelos pára-choques mais robustos; pelas jantes e pneus de maiores dimensões; e pela dupla ponteira de escape –, tudo aponta para que o Astra GSi defina como principais rivais modelos como o Ford Focus ST ou o VW Golf GTI. Significando isso que sob o capot deverá estar um motor sobrealimentado com cerca de 1,6 litros de capacidade e uma potência, seguramente, na casa dos 250 cv; e que a afinação do châssis será de molde a garantir uma elevada eficácia, mas sem condicionar drasticamente o conforto de marcha.
O regresso do GSi à gama do Astra não significará, porém, que esta seja a versão mais aguerrida do modelo, isto é, continuará a existir uma derivação OPC, mais radical e quase seguramente com mais de 300 cv de potência. O papel do GSi será mais capitalizar a herança histórica desta sigla (ocupando o lugar na gama do Astra actualmente pertença do 1.6 Turbo), e propor uma inequívoca desportividade num modelo ainda assim com alguma versatilidade de utilização e de preço minimamente acessível, sendo inclusivamente possível a sua disponibilização que não apenas na carroçaria de três portas e dois volumes e meio. A chegada do novo Astra GSi ao mercado deverá acontecer na Primavera de 2016, ou seja, cerca de seis meses depois do lançamento das versões “normais”, enquanto que o Astra OPC só deverá ser realidade lá mais para o Outono do próximo ano, e dificilmente será proposto que não na carroçaria hatchback.