Novo Opel Insignia com tracção integral e vectorização de binário
Para rivalizar com as mais dinâmicas berlinas oriundas das marcas ditas premium, a Opel fez saber que o novo Insignia grand Sport inclui entre os seus trunfos um sofisticado sistema de vectorização de binário na versão dotada de tracção integral e caixa automática de oito velocidades. Isto para que o mesmo possa oferecer um comportamento de referência para o seu segmento em qualquer circunstância.
Para obviar à excessiva complexidade e ao elevado peso dos sistemas convencionais de tracção total e de vectorização de binário, o Insignia da nova geração recorrer antes a um sistema de transmissão integral do tipo Twinster, em que o diferencial traseiro cede o seu lugar a uma dupla embraiagem, capaz de garantir a repartição variável do binário por cada uma das rodas, de forma independente ou em simultâneo, sejam quais forem as condições do piso e o estilo de condução praticado.
Em curva, a roda traseira exterior receber maior quantidade de binário, induzindo rotação ao veículo no seu eixo vertical, para aumentar a precisão da resposta às solicitações da direcção. O condutor pode optar entre dois modos de funcionamento: “Tour”, em que a sua actuação é mais intensa, ou “Sport”, em que o efeito é menor, permitindo ao modelo descrever as curvas com outra acutilância.
Esta solução acarreta vantagens também em termos de segurança, por controlar a distribuição do torque de acordo com a posição do acelerador, o ângulo da direcção e a aderência das rodas. Assim evitando que o veículo rode sobre si mesmo, sem que para tal a velocidade de passagem em curva tenha de ser excessivamente diminuída, o que se traduzirá num comportamento mais neutro, ágil e fácil de domar.