Novas imagens da futura geração do Porsche Cayenne
Nada de novo a acrescentar à futura geração do Porsche Cayenne, a não ser um conjunto de novas imagens de uma unidade de desenvolvimento em testes. Também aqui, e apesar do recurso a alguma camuflagem, já não existiam falsos farolins traseiros, mas os grupos ópticos posteriores definitivos, com efeito tridimensional.
A oportunidade serviu, também, para vislumbrar pela primeira vez o interior no seu formato praticamente final. No caso do painel de instrumentos, tudo aponta para que, à excepção do velocímetro colocado em posição central, todos os restantes elementos sejam digitais; ao passo que, na consola central, nota-se uma forte aposta na simplificação, através da uma redução substancial do número de botões que ainda é possível encontrar na actual geração do modelo. Igualmente nesta zona, referência para o reposicionamento das saídas de ventilação, para uma zona abaixo do ecrã do sistema de infoentretenimento, o que faz prever que este será agora de maiores dimensões, provavelmente com 12”/13”.
Por seu turno, o punho da alavanca de comando da caixa de velocidades também adopta um novo formato, o que poderá indicar que a nova geração do SUV de maior porte da Porsche poderá fazer uso de uma nova caixa automática de oito velocidades. Praticamente seguro é que o novo Cayenne partilhará com o novo Panamera boa parte da sua oferta de motores esperando-se entre estes esteja incluído o novo 4.0-V8 biturbo de 550 cv), a qual será composta por várias unidades a gasolina, pelo menos uma a gasóleo e ainda um híbrido plug-in.
Assente na nova plataforma modular MLB do Grupo VW, que já deu origem aos novos Audi Q7 e Bentley Bentayga, e também servirá os futuros Lamborghini Urus e VW Touareg, o novo Cayenne deverá perder 150-200 kg face ao actual, o que só pode contribuir para uma redução dos consumos e um comportamento mais eficaz. Quanto à chegada ao mercado, deverá acontecer por alturas do Outono de 2017, logo após revelação oficial no Salão de Frankfurt.