Novo Porsche Macan GTS com 380 cv. Desde €111 203
Com a chegada do Macan GTS, está completa a família da mais recente geração do modelo de acesso à gama de SUV da Porsche. Em Portugal, esta versão de pendor mais desportivo pode ser já encomendada, com os preços a iniciarem-se nos €111 203.
A animar o novo Macan GTS está o conhecido motor 2.9-V6 biturbo, aqui com um sistema de escape específico, 380 cv de potência e um binário máximo de 520 Nm (constante entre as 1750-5000 rpm), ou seja, mais 20 cv e mais 20 Nm do que na geração anterior. Conjugado com a caixa PDK de dupla embraiagem e o opcional Pacote Sport Chrono, permite ao modelo alcançar 261 km/h e cumprir os 0-100 km/h em escassos 4,7 segundos (menos 0,3 segundos do que no seu antecessor).
Para fazer jus à sigla GTS (acrónimo de Gran Turismo Sport), a Porsche reclama para o mais poderoso dos Macan um comportamento dinâmico de referência, em boa parte assegurado por uma evoluída suspensão, em que o sistema de amortecimento pilotado PASM recebeu uma afinação especial. Ao mesmo tempo, o châssis foi rebaixado 15 mm, sendo a suspensão pneumática uma opção que rebaixo o veículo em mais 10 mm.
De série, o Macan GTS conta com jantes RS Spyder Design de 20” e travões com discos com um diâmetro de 360 mm na frente, e 330 mm atrás. Quem pretende uma performance de travagem mais acutilante pode optar, ou pelos travões PSCB, com revestimento em carboneto de tungsténio, ou pelos travões carbocerâmicos PCCB.
Como não poderia deixar de ser, para além da sua dotação mecânica e do seu potencial dinâmico, o Macan GTS distingue-se, também, pelo seu visual mais desportivo. Neste particular, referência para o pacote Sport Design incluído de série, com novos acabamentos à frente e atrás, e saias laterais específicas; para o pára-choques dianteiro e zona frontal com elementos pintados de preto (caraterística típica de todos os Porsche que recebem a sigla GTS); para as ópticas PDLS por LED (PDLS Plus em opção; para as pinças de travão vermelhas; para os frisos em preto brilhante; e para o difusor traseiros e ponteiras de escape igualmente pintados de preto.
No interior, menção para a secção central dos bancos, apoios de braços e painéis interiores das portas revestidos a Alcantara; para as aplicações em alumínio escovado; para o volante desportivo; e para os exclusivos bancos desportivos, com regulação eléctrica de oito vias. Já da lista de opcionais destacam-se o revestimento em pele e Alcantara com apontamentos a vermelho; o sistema de som Bose; o novo compartimento para smartphones com carregamento por indução; o cruise control adaptativo com assistente de engarrafamento; ou o sistema de assistência ao estacionamento com câmara traseira e visão panorâmica.