Novo Porsche Panamera sem camuflagem
Já não é segredo para ninguém que o Porsche Panamera se apresta a conhecer uma nova geração, e a própria marca de Weissach fez saber, há algum tempo, que a versão Diesel do actual modelo até já tinha terminado a respectiva produção. Contudo, quase tudo o mais, relativo ao novo modelo, se mantinha no chamado “segredo dos deuses”, até que foi possível avistar um exemplar da nova geração do Panamera, a ser carregado para um camião, praticamente desprovido de camuflagem.
O que permitiu confirmar que, em termos estilísticos, o novo Panamera segue, de algum modo, os pressupostos introduzidos pelo protótipo Panamera Sport Turismo, de 2012 – mesmo que o perfil e o formato global da carroçaria não sofram alterações dramáticas face ao conhecido do actual modelo, antecipam-se formas mais esguias e elegantes, e superfícies mais tensas.
Ainda que assim seja, nem por isso serão desprezíveis as evoluções que a próxima geração do familiar desportivo de luxo da Porsche irá apresentar – bem pelo contrário! Desde logo porque na sua génese estará uma plataforma totalmente nova, internamente conhecida como MSB e que também deverá servir de base ao desenvolvimento da nova geração do Bentey Continental, e composta por uma combinação de vários materiais, como o aço de alta resistência, o alumínio e alguns materiais compósitos, o que permitirá ao futuro Panamera ser cerca de 100 kg mais leve do que o actual.
E este é um atributo que, seguramente, muito contribuirá para torná-lo ainda mais performante e eficiente, já que a gama de motores, em termos de alinhamento, não se prevê sofra alterações radicais continuando a incluir motores V6 e V8 a gasolina, uma unidade Diesel de seis cilindros em V e um grupo motopropulsor híbrido plug-in. O novo Porsche Panamera é mais um modelo que deverá ser oficialmente apresentado no próximo Salão de Paris, no Outono deste ano, devendo o seu lançamento comercial ter início pouco depois.