Novo Porsche Panamera sem disfarces
Depois de a própria Porsche ter revelado a primeira imagem oficial do novo Panamera, em que é possível antecipar o que será a sua aparência quando visto de traseira, e sendo já certo que as fotografias do modelo irão ser difundidas a 26 de Junho próximo, duas unidades de testes foram avistadas já quase desprovidas de camuflagem, assim revelando já, e praticamente na íntegra, o que será a futura geração da berlina desportiva da marca. Confirma-se que a inspiração estilística proveio do protótipo Panamera Sport Turismo, estreado em 2012, embora numa configuração de carroçaria covencional.
Com lançamento oficial aprazado para Outubro, no Salão de Paris, o Panamera da segunda geração tem por base a nova plataforma MSB do Grupo VW (a mesma que servirá o novo Bentey Continental), destinada a modelos de tracção traseira ou integral. Uma estrutura marcada pelo recurso a materiais leves (aço de ultraelevada resistência, alumínio e materiais compósitos), que permitirá ao novo modelo perder cerca de 100 kg por comparação com o seu predecessor.
Também há já a promessa de os motores serem mais poderosos e eficientes, estando confirmada a disponibilização de um novo V8 biturbo de 4,0 litros com 550 cv e 770 Nm (que poderá ser proposto com outros níveis de potência, e a que se deverão juntar as unidades V6 a gasolina e Diesel, assim como um grupo motopropulsor híbrido plug-in). Percebe-se, assim, que a marca garanta que o novo Panamera seja marcado pela agilidade e pela eficácia do comportamento, ao ponto de a sua variante Turbo ser mais rápida em Nürburgring do que o Carrera GT.
Para este resultado não deixará de contribuir o eixo traseiro direccional, outra das novidades já confirmadas, a par da introdução da função launch-control e de um sistema de escape desportivo. Quanto à muito aguardada versão Shooting Brake, já avistada em testes, e ao coupé desenvolvido sobre a mesma base, são rumores cada vez mais insistentes, mas que a Porsche, até agora, se tem escusado a confirmar.