Novo Renault Kiger já é oficial. A Índia primeiro
Depois de revelar as primeiras imagens do Kiger em finais do ano passado (saiba mais aqui), a Renault apresenta, agora, em formato definitivo, o seu novo SUV compacto produzido na Índia, e primordialmente concebido para aquele mercado, embora seja já certo que, numa fase posterior, irá ser disponibilizado também noutras latitudes, em especial naquela região do globo. Completa-se, assim, a oferta da marca francesa no mercado indiano, onde já pontificam o Kwid, o Duster e o Triber.
Com 3991 mm de comprimento, 1750 mm de largura e 1600 mm de altura, para uma distância entre eixos de 2500 mm, o Kiger tem por base a plataforma modular da Aliança Renault-Nissan-Mitubishi, já utilizada no Triber (saiba mais aqui), e pretende impor-se, desde logo, pelo estilo dinâmico e sofisticado, mas, também, aventureiro, sublinhado por uma altura ao solo de 205 mm. Em destaque neste particular, a secção frontal dominada pela grelha com grafismo 3D e inserções cromadas e pelas ópticas por LED colocadas nos extremos da carroçaria, e com “piscas” integrados nas luzes diurnas; enquanto que na traseira marcam presença os farolins por LED de desenho inédito, com assinatura luminosa em forma de duplo “C”, e o óculo posterior de acentuada inclinação, com deflector integrado. As jantes de 16” estão revestidas por pneus de medida 195760, e, em todos os níveis de equipamento, para qualquer cor da carroçaria é proposto, em opção, o tejadilho pintado de preto.
Apesar das suas dimensões contidas, o Kiger promete oferecer uma habitabilidade de referência para classe, a que se junta uma bagageira com 405 litros de capacidade. Do equipamento de série fazem parte elementos como o sistema de infoentretenimento com ecrã táctil de 8”, ligações Apple CarPlay e Android Auto, comandos vocais, ligação Bluetooth para cinco dispositivos, tomada USB e leitor de MP4; contando a versão de topo também com o selector de modos de condução Multi-Sens, o qual altera, ainda, a decoração do painel de instrumentos digital de 7” em função da opção seleccionada (Normal, Eco e Sport).
Com 1012 kg de peso, o Kiger é proposto com duas motorizações a gasolina de três cilindros e 1,0 litros, em qualquer dos casos conjugadas, de série, com uma caixa manual de cinco velocidades. A mais poderosa, com turbocompressor, é já conhecida, na Europa, do Clio e do Captur, oferece 100 cv e 160 Nm, e pode, em opção, dispor da caixa X-Tronic de variação contínua. Na base da oferta está a unidade atmosférica Energy de 72 cv e 96 Nm, opcionalmente proposta com a caixa pilotada Easy-R.