CompararComparando ...

Novo Seat Ibiza chega em Junho

Artigo
Novo Seat Ibiza chega em Junho

Já foi apresentada a nova geração do modelo mais importante para a Seat, responsável pela venda de mais de 5,4 milhões de exemplares ao longo de 33 anos de carreira. Com estreia em público marcada para Março, no Salão de Genebra, e início de comercialização agendado para Junho, o novo Ibiza promete oferecer uma impressionante evolução em todos os domínios, desde logo se destacando por ser o primeiro modelo do Grupo VW a fazer uso da nova plataforma modular MQB A0, destinada às suas propostas de cariz mais utilitário.

Face ao seu antecessor, o novo Ibiza é 2 mm mais curto, 1 mm mais baixos e 87 mm mais largo, além de contar com uma distância entre eixos 95 mm mais generosa (2564 mm) e vias mais largas 60 mm na frente e 48 mm atrás. Estas modificações garantem, desde logo, um espaço interior mais amplo, em particular atrás, ao passo que a capacidade da bagageira, agora de 355 litros (a melhor da classe), cresceu 63 litros.

Tudo isto envolto por uma carroçaria cujas linhas se pretendem renovadoras e jovens, mas também maduras e equilibradas. A solução para o Ibiza da quinta geração, em termos de estilo, passou por ir beber inspiração no bem-sucedido Leon, com o resultado final a ser bastante convincente, contando com alguns  apontamentos específicos nos níveis de equipamento mais desportivo (ponteiras de escape de ambos os lados do pára-choques) ou mais requintado (acabamentos exteriores cromados). Um dinamismo visual que, para a Seat, justifica a supressão da variante de três portas, com o novo Ibiza a passar a ser proposto apenas com carroçaria de cinco portas.

O interior segue os mesmos princípios de estilo e funcionalidade já introduzidos pelo renovado Leon e pelo Ateca, ajustado à linguagem de design do próprio Ibiza. Fica a promessa de uma substancial melhoria em termos de qualidade de construção e de materiais, bem como de ergonomia, e a oferta de um posto de condução de referência, a par de várias opções de personalização e a inclusão de soluções tecnológicas evoluídas, incluindo um sistema de infoentretenimento com ecrã táctil de 8”.

Na fase de arranque, o novo Ibiza contará com os serviços de três motores: duas versões do 1.0 TSI de três cilindros, com injecção directa de gasolina e turbocompressor, oferecendo 95 cv ou 115 cv; 1.6 TDI, disponível nas variantes de 80 cv, 95 cv e 115 cv; e 1.0 TSI de 90 cv alimentado a gás natural (o primeiro do género no segmento). Mais tarde, mas ainda em 2017, chegará também um novo 1.5 TSI de quatro cilindros e 150 cv. As caixas de velocidades são manuais, contando com cinco relações nas versões com até 95 cv, ou seis relações nas mais potentes, sendo proposta como opção a conhecida caixa pilotada de dupla embraiagem e sete velocidades DSG7.

Outro dos atributos que promete fazer a diferença no novo Ibiza é o comportamento dinâmico, desde logo devido ao aumento de 30% da rigidez estrutural garantido pela nova plataforma. Elemento que também garantirá um progresso substantivo em matéria de conforto, por via da redução dos ruídos e das vibrações a bordo.

Serão quatro os níveis de equipamento disponibilizados pelo novo Ibiza: Reference, Style, FR e XCellence – os dois últimos propostos ao mesmo preço, com o primeiro a acentuar a vertente mais dinâmica e tecnológica do modelo, destinando-se o segundo aos que procuram maior sofisticação e distinção. O utilitário espanhol pode ainda contar com diversos dispositivos de auxílio à condução (como o sistema anti-colisão Front Assist, o cruise-control adaptativo ou a camâra de visão traseira de alta definição), e com alguns elementos também muito pouco vulgares a este nível (caso do carregador sem fios com amplificador de sinal GSM para smartphones; das ligações Apple Car Play, Android Auto e Mirror Link; ou do sistema de som Beatsaudio com processador digital, sete altifalantes e amplificador de oito canais e 300 Watt).

Os preços não foram ainda revelados, mas, segundo a marca de Martorell, serão “excelentes”.

 

Qual é a sua reação?
Excelente
100%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon