Novo Seat Mii electric com até 358 km de autonomia
Coube ao novo Mii Electric, agora revelado, ser o primeiro modelo da Seat de propulsão exclusivamente eléctrica. Um marco importante para a eletrificação da gama da casa de Martorell, que em breve irá receber, igualmente, o também erléctrico el-Born, as versões híbridas plug-in do Tarraco e do Leon, e híbridos plug-in de alta eperformance Cupra Formentor e Cupra Leon.
Face ao Mii “convencional”, a própria Seat reconhece que o Mii electric apenas se distingue por alguns pormenores subtis. No exterior, pelo emblema electric colocado na traseira e nos flancos; no interior, pelo novo tablier com aplicação de folha por estampagem no molde, e pela distinta iluminação ambiente. Ainda assim, não faltam possibilidades de personalização: cinco cores exteriores (preto, branco, vermelho, azul e cinzento, em que só a primeira não pode ser combinada com o tejadilho e os espelhos retrovisores exteriores pintados de preto; dois níveis de equipamento (Mii electrice e Mii electric Plus) e cinco packs opcionais de equipamento.
São, pois, de série em todas as variantes do Mii electric os vidros dianteiros eléctricos; o sistema de monitorização da pressão dos pneus; o fecho centralizado; o imobilizador; os airbags frontais, laterais e de cortina; o ar condicionado automático; o assistente à manutenção na faixa de rodagem; o sistema de leitura de sinais de trânsito; o assistente arranques em subidas; o selector de modos de condução Seat Drive Profile, com as opções normal, eco e eco+); a funcionalidade Seat Connect (gestão remota de diversas funções do veículo); e cabo de carregamento para Wallbox ou postos públicas. A tudo isto, o Mii electric Plus acrescenta jantes de 16”, vidros traseiros escurecidos, elementos em pele preta (no volante, alavanca de comando da caixa de velocidades e punho dotravão de mão), bancos desportivos com pespontos brancos (os dianteiros aquecidos), espelhos eléctricos e aquecidos, faróis de nevoeiro e sistema de som com seis altifalantes.
Quanto aos packs de equipamento, o Garage inclui sensores de estacionamento traseiros, cruise control e iluminação ambiente; o Easy Flex é composto pelo banco do passageiro dianteiro regulável em altura, pelo gancho no porta-luvas, pelo banco traseiro rebatível assimetricamente e pelo piso duplo da bagageira; e o Below Zero contempla bancos dianteiros aquecidos, espelhos retrovisores eléctricos e aquecidos, pára-brisas aquecido, e sensores de luz e chuva. Mais funcionais, o pack Home Charge inclui um carregador doméstico de 2,3 kW, ao passo que do pack Fast faz parte o sistema de carga combinado CCS, que acrescenta a capacidade de carga rápida de corrente contínua a 40kW.
Com 3556 mm de comprimento, 1645 mm de largura, 1481 mm de altura e 2421mm de distância entre eixos, o Mii electric conta com um châssis calibrado e afinado de forma particular para lidar com a sua mecânica igualmente específica, nomeadamente o motor eléctrico de 83 cv e 212 Nm, alimentado por uma bateria de iões de lítio co 32,3 kWh de capacidade. O que permite ao modelo anunciar 3,9 segundos nos 0-50km/h, 12,3 segundos nos 0-100 km/h, uma velocidade máxima de 130km/h e 259 km de autonomia no ciclo WLTP (podendo chegar aos 358 km em utilização citadina). O recarregamento da bateria demora cerca de quatro horas numa Wallbox a 7,2 kW , mas, com o opcional carregador de corrente contínua, também é possível repor 80% da respectiva capacidade em cerca de uma hora.