Novo Toyota Aygo para todos os gostos
[doptg id=”278″]
Embora não constitua, no essencial, mais do que uma actualização relativamente profunda do modelo original, o renovado Aygo apresenta evoluções suficientemente significativas para centrar atenções no espaço reservado pela Toyota na edição deste ano do Salão de Genebra. O novo Aygo tem chegada a Portugal marcada já para Julho próximo, embora seja a partir de Setembro que as vendas arrancarão com maior intensidade, devendo o seu preço ser cerca de €1000 superior ao do modelo ainda em comercialização.
Disponível entre nós apenas com carroçaria de cinco portas, motor 1.0 VVT-i de três cilindros a gasolina de 69 cv (anuncia um consumo combinado de 4,1 l/100 km e emissões de CO2 de 95 g/km) e caixa manual de cinco velocidades, o Aygo da nova geração começa por destacar-se pela sua aparência bem mais personalizada (e personalizável!) e marcante. Apostando forte nas novas tendências, em que a individualização é uma das palavras de ordem, a Toyota anuncia que a nova geração do seu citadino pode ser adaptada ao gosto do cliente praticamente na integra. Uma característica que se estende a todos os modelos que integram esta parceria que reuniu os grupos PSA e Toyota, para desenvolver e produzir um citadino para as suas três marcas na mesma fábrica instalada na República Checa (sendo os gémeos do modelo japonês o Citroën C1 e o Peugeot 108, também eles profundamente revistos e mostrados pela primeira vez no certame helvético).
Deste modo, e porque a carroçaria não partilha com a dos seus “irmãos” franceses mais do que capot e tejadilho, sendo todos os outros painéis exclusivos (isto não obstante a base mecânica ser exactamente a mesma em todos…), o citadino japonês impõe-se visualmente pela nova frente em “X”, para além do mais personalizável a gosto do cliente, sendo este o primeiro sinal visível da aposta da marca nipónica neste domínio com o seu renovado citadino. No interior, os elementos personalizáveis mais marcantes serão as saídas de ventilação, o tablier e o painel de instrumentos.
Disponível em três níveis de acabamento – X, X Play e X Wave, esta última com tejadilho tipo canvas sem lona -, o Aygo da nova geração proporá ainda vários packs de equipamento em cada uma delas, por forma a oferecer aos potenciais clientes diversos tipos de personalização adicional. Está ainda disponível uma variedade de soluções de comunicação e interactividade, acessível através de um ecrã táctil de 7″.
Este espírito de individualização ficou bem patente na apresentação do Aygo no certame hevético, onde o vice-presidente de Vendas e Marketing da Toyota Motor Europe, Daniele Schillaci, afirmou que “no momento em que decidimos criar o novo Aygo, tinhamos uma excelente base por onde começar, mas queríamos ir bem mais longe. Para nos inspirarmos, observámos o modo de vida da juventude no Japão. Queríamos um automóvel em que cada proprietário pudesse personalizar cada componente do seu veículo de acordo com o seu gosto pessoal. Desde o arrojado desenho em “X”, que está bem patente na frente do Aygo, até ao extenso leque de opções de personalização, o novo Aygo baseia-se muito nos pontos fortes do seu antecessor, mas leva-os a um novo patamar de diversão no design e na facilidade de utilização”.