Novo VW Golf GTI Clubsport com 300 cv
Foi já apresentado pela VW o novo Golf GTI Clubsport, a mais aguerrida das versões de pendor desportivo da oitava geração do seu best-seller. Uma variante que fez a sua estreia na anterior geração do modelo, em 2016, para comemorar o 40º aniversário do emblemático desportivo compacto da marca de Wolfsburg, então com 265 cv (290 cv em overboost), a que se seguiu, nesse mesmo ano, a série especial Golf GTI Clubsport S de 310 cv, com produção limitada a 400 exemplares.
No novo Golf GTI Clubsport, principal destaque para o motor 2.0 TSI, aqui numa evolução que lhe permite debitar 300 cv e 400 Nm, ou seja, mais 55 cv e mais 30 Nm do que no Golf GTI “normal”, graças à introdução de um novo turbocompressor e respectivo permutador de calor – sendo exclusivamente combinado com a caixa pilotada DSG de dupla embraiagem e sete velocidades. Para lidar com este aumento do rendimento, o diferencial VAQ de bloqueio electromecânico é de série, tal como a suspensão rebaixada 10 mm e as jantes de 18”.
No exterior, menção para o novo pára-choques frontal, para as saias laterais mais proeminentes, para o exclusivo deflector traseiro bipartido e para o difusor traseiro específico. No habitáculo, a par dos bancos desportivos com maior apoio lateral, do volante desportivo em pele (perfurada na zona dos extremos dos braços transversais) e da pedaleira em alumínio, refira-se que existe um novo modo de condução, que a VW decidiu baptizar como Nürburgring.