Novo VW Golf R em 2021 com 320 cv. O mais potente de sempre
Está prevista para o início do próximo ano a chegada aos concessionários da VW do novo Golf R, versão de topo da mais recente geração do best-seller da marca de Wolfsburg e, também, o mais potente Golf de produção em série de sempre. É, ao mesmo tempo, anunciado como o mais eficaz e ágil da já longa história do compacto germânico, até por combinar pela primeira vez diversas soluções mecânicas.
Um dos seus atributos fundamentais, o motor 2.0 TSI com 320 cv e 420 Nm, o mesmo utilizado pelos novos Touareg R e Arteon R, exclusivamente combinado com a caixa pilotada DSG de dupla embraiagem e sete velocidades. Permite ao Golf R anunciar 4,7 segundos nos 0-100 km/h e uma velocidade máxima de 250 km/h, que passa a ser de 270 km/h quando dotado o modelo do opcional pack R-Performance – o qual inclui, ainda, jantes de 19”, por troca com as de 18” oferecidas de série, um deflector traseiro de maiores dimensões e um modo de condução específico, denominado Nürburgring.
Não menos importante, o sistema VDM, que gere de forma integrada diversas soluções destinadas a incrementar a eficácia dinâmica, como a tracção integral 4Motion com sistema R-Performance de repartição do binário entre das rodas traseiras (apto a entregar até 100% do mesmo a cada uma delas), o diferencial de bloqueio electrónico XDS e o amortecimento pilotado DCC, tendo a suspensão sido, ainda, rebaixada 20 mm e recebido molas e amortecedores mais firmes. Tudo isto, em conjunto com uma direcção especialmente calibrada para esta variante, contribuirá para a garantia dada pela VW de que o Golf R consegue ser até 19 segundos mais rápido no mítico circuito do Nordschleife, onde decorreu boa parte do seu apuramento dinâmico.
Embora a VW não seja, propriamente, muito profícua no fornecimento de dados relativos ao seu novo desportivo, através das fotografias disponibilizadas é possível perceber, por exemplo, que um sistema de escape Akrapovic com quatro ponteiras fará parte da lista de opcionais. E que são vários os componentes exteriores e interiores que o distinguem dos restantes membros da sua gama, caso do pára-choques dianteiro específico, das pinças de travão azuis, das várias aplicações igualmente em azul no habitáculo ou dos bancos desportivos com encostos de cabeça integrados e logótipo “R” bordado nas costas.