Novo VW Golf VIII já é oficial. Chega na Primavera
Há cerca de quarenta anos o automóvel preferido dos europeus, o Golf acaba de conhecer uma nova geração, a oitava da sua carreira, durante a qual conquistou mais de 45 milhões de clientes. Em Portugal no próximo mês de Março, este é um automóvel totalmente novo, ainda que, na aparência, seja, inequivocamente, um Golf, que se anuncia mais digitalizado, mais conectado, mais intuitivo e mais eficiente do que nunca.
Mesmo são sendo, ainda, muitos os dados disponíveis acerca do Golf VIII, fica a nota de que quase todos os instrumentos e comandos são digitais, nomeadamente o novo painel de instrumentos, que se “funde” com o ecrã táctil do sistema de infoentretenimento, por sua vez dotado de botões virtuais e menus deslizantes – sendo o head-up display uma opção. O Golf é, igualmente, o primeiro VW a surgir ligaddo, de série, ao ambiente que o rodeia, graças à conectividade online e à tecnologia Car2X, que lhe permite recolher sinais da infraestrutura, assim como receber (e enviar…) informações de outros veículos que se encontrem num raio de 800 metros, sendo o condutor notificado dos dados relevantes recebidos através do ecrã do sistema de bordo.
A gama de motores, na fase de lançamento, inclui uma verdadeira ofensiva híbrida, já que são nada menos do que cinco as versões deste género propostas pelo novo Golf, que estreia, ainda, na gama a tecnologia de 48 Volt – dando, assim, origem às opções mild hybrid, com gerador/motor de arranque integrados, bateria de iões de lítio e a mais recente geração de motores TSI, num conjunto, neste caso, identificado pela sigla eTSI. Prometendo poupar 10% no consumo, no ciclo WLTP, as versões eTSI são propostas com 110 cv, no caso do motor 1.0 de três cilindros, e com 130 cv ou 150 cv, no caso do motor de quatro cilindros e 1,5 litros.
Já versões híbridas plug-in, existirão nada menos do que duas: uma inédita, e mais acessível, com uns já apreciáveis 204 cv, e a mais desportiva, com nada menos do que 245 cv, baptizada como Golf GTE. Ambas recorrem a uma nova bateria de iões de lítio com 13 kWh de capacidade, capaz de permitir a qualquer deles percorrer até 60 km no modo totalmente eléctrico.
Adicionalmente, o novo Golf também contará com motores mais convencionais, seja o 2.0 TDI, nas suas derivações de 115 cv e 150 cv (dotado de dois catalisadores de redução selectiva SCR, para reduzir ainda mais os óxidos de azoto); seja um quatro cilindros TSI de ciclo Miller, disponibilizado com 90 cv ou 110 cv; seja o TGI, a gás natural, com 130 cv. Para o ano devendo surgir os mais desportivos Golf GTI, Golf GTI TCR, Golf R e Golf GTD.